Gratuito, festival Rec-Beat reúne Don L e Erasmo Carlos

23ª edição do evento vai de sábado (10) até a terça de Carnaval no Cais da Alfândega, em Recife

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mantendo a tradicional sincronia com a folia recifense, a 23ª edição do Rec-Beat acontece a partir deste sábado (10) até a terça de Carnaval (13) no Cais da Alfândega.

Don L
O rapper Don L - Larissa Zaidan/Divulgação

No line-up, dois nomes se destacam: o rapper Don L, que conquistou aclamação de crítica e público com seu álbum mais recente, "Roteiro pra Aïnouz "" Vol. 3", e o veterano Erasmo Carlos, que encerra a programação, gratuita.

A seleção, que vai do hip-hop à música latina, reserva ainda outros chamarizes, como o pernambucano Otto, o coletivo de mulheres rappers Rimas & Melodias e o trio argentino Fémina.

Para Antonio Gutierrez, criador e diretor do festival, a programação evidencia e muitas vezes antecipa movimentos musicais, como a música paraense e a nova safra de artistas baianos, representados neste ano pelas cantoras Xenia França e Larissa Luz.

"O festival vem programando a nova cena latino-americana há mais de dez anos, e foi pioneiro nisso", exemplifica Gutierrez. "Hoje é comum você ver banda latina em outros festivais, mas foi o Rec-Beat que começou."

Para o diretor do festival, a programação "passa longe do mainstream" considerando o aspecto mercadológico, e por isso o evento é considerado independente.

Se em 2016 foi preciso um financiamento coletivo para realizar o evento, neste ano ele chega ao calendário com maior fôlego, tendo edições especiais em cidades como Caruaru (PE), Sobral e Fortaleza (CE), em uma espécie de esquenta para a programação carnavalesca.

"O cenário não se alterou muito, mas estamos conseguindo, com articulação com novos parceiros, manter o festival pulsando forte", comemora Gutierrez.

Ele diz que o desafio continua o "mesmo de sempre", de "assegurar patrocínio suficiente para realizar um festival gratuito que se tornou referência e que não conta com recursos de bilheteria".


23º REC-BEAT

QUANDO de sáb. (10) a ter. (13), a partir das 19h30

ONDE Cais da Alfândega, Recife

QUANTO grátis


O QUE VER

Confira destaques da programação

SÁBADO (10)

0h30 - MC Tocha

Expoente do brega funk, o pernambucano incorpora elementos do funk paulistano ao ragga

DOMINGO (11)

23h10 - Don L

O rapper cearense apresenta os versos do autobiográfico "Roteiro Pra Aïnouz "" Vol. 3"

SEGUNDA (12)

22h - Fémina

O trio de mulheres da Patagônia argentina mistura ritmos latinos com o groove do hip-hop

TERÇA (13)

23h10 - Otto

Cantando em casa, exibe seu álbum mais recente, "Ottomatopeia"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.