Jeito de 'gente como a gente' alça à fama Jojo Todynho, 20

Funkeira carioca soma 100 milhões de visualizações no YouTube com 'Que Tiro Foi Esse'

Amanda Nogueira
São Paulo

"Como o mundo gira rápido", disse Jojo Todynho, 20, após a Beija-Flor a anunciar como um de seus destaques deste Carnaval. "Há um ano eu estava no setor 1 [o mais popular] da Sapucaí."

A funkeira carioca emergiu com vídeos divertidos a respeito de relacionamento e autoestima, após ser alvo de chacota em um grupo de WhatsApp sobre plástica, por causa dos seios fartos.

"Que Tiro Foi Esse" a fez explodir. A faixa já soma mais de 100 milhões de visualizações no YouTube e atingiu o topo da lista global de 50 mais virais do Spotify.

A ex-faxineira, vendedora de picolé, cuidadora de idosos e camelô de Bangu, na zona oeste do Rio, foi musa do estrelado baile da revista "Vogue". Ali, após cantar, reclamou: "Vocês tão muito parados, hein? Que baile é esse que ninguém dança? Ah, não gosto disso, não".

A funkeira carioca Jojo Todynho, 20, autora do hit "Que Tiro Foi Esse"
A funkeira carioca Jojo Todynho, 20, autora do hit "Que Tiro Foi Esse" - Agência O Globo

Sua graça vem do jeito debochado, do carisma "gente como a gente". "Tem coisa melhor do que chegar no camarim e encontrar aquele macarrão com salsicha e ovo frito?", postou nas redes sociais após show em Belo Horizonte na última sexta (2).

"Ela é o retrato do brasileiro", diz Miguel Cariello, diretor artístico da Universal Music Brasil, dona do Funk Hits, recém-criado selo da gravadora dedicado ao gênero. "Usa a música para se divertir e alegrar as pessoas sem perder as raízes."

No canal do selo no YouTube, Todynho (apelido que adota desde o Carnaval passado) é Jojo Maronttinni, outro nome artístico de Jordana Gleise de Jesus Menezes.

Contratada em agosto, ela já havia estreado com "Sentada Diferente", feito ponta na novela "A Força do Querer", da Globo, e no clipe de "Vai Malandra", de Anitta.

Desde então, mudou-se para uma quitinete na Lapa e fechou seu canal na plataforma ---a decisão, diz, não foi demanda da gravadora.

"Estava sem tempo de fazer os vídeos com um conteúdo bacana, tudo que eu faço gosto de fazer bem feito  pra depois ninguém ficar falando", afirmou à Folha.

Especula-se que seu cachê tenha ido de R$ 4.000 a R$ 10.000 em um mês. Ela não confirma nem nega.

Ainda sem repertório autoral que baste, canta nos shows hits de artistas como Pabllo Vittar e Ludmilla.

Criada pela avó paterna e por uma tia, ela não quis comentar o abandono da mãe nem o assassinato do pai, que testemunhou da janela de seu quarto, aos dez anos.

Outro tema velado é seu relacionamento, aos 13, com um homem de 32 ---estupro de vulnerável, pela lei.

Limita-se a falar sobre o que lhe rende fãs ---mais de 2 milhões no Instagram, rede em que é mais atuante. Afirma que racismo, machismo e o bullying não a afetam mais. "Passei por cima de tudo que me fez mal."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.