Patrick Demarchelier e outros nomes da moda são acusados de assédio

Investigação do jornal 'Boston Globe' denuncia mais de 20 profissionais da indústria

Patrick Demarchelier fotografa a tenista Maria Sharapovae o jogador de basquete LeBron James em 2007 - Reuters
AFP e São Paulo | AFP

O jornal "Boston Globe" fez uma revelação explosiva nesta sexta-feira (16), ao denunciar mais de duas dezenas de profissionais da indústria da moda, entre eles o lendário fotógrafo francês Patrick Demarchelier, por má conduta sexual.

A equipe de jornalismo investigativo do jornal, chamada Spotlight, que em 2002 revelou casos disseminados de abuso sexual por parte de sacerdotes católicos em Boston, revelou que mais de 50 modelos detalharam supostos atos de má conduta sexual dos quais foram vítimas, variando de toques impróprios a agressões.

Coletivamente, as vítimas apresentaram queixas contra pelo menos 25 fotógrafos, agentes, estilistas, diretores de casting e outros profissionais da indústria, noticiou o "Globe".

Entre os acusados está o badalado Demarchelier, o também fotógrafo Greg Kadel, que trabalhou para Victoria's Secret e Vogue, Seth Sabal, o brasileiro Andre Passos e o estilista Karl Templer, que trabalhou com as marcas Coach, Zara e Tommy Hilfiger.

O fotógrafo Patrick Demarchelier - Reprodução

O jornal menciona ainda o fotógrafo francês David Bellemère, acusado por duas mulheres. Uma delas —a modelo americana Madisyn —Ritland afirma que ele introduziu sua língua à força em sua boca e tocou em seus seios sem seu consentimento.

De acordo com o "Boston Globe", a Victoria's Secret deixou de trabalhar com ele desde o outono (hemisfério norte) de 2016, após as queixas das modelos. Procurada pela AFP, a casa matriz da VS, a Limited Brands, não fez comentários até a publicação desta matéria.

Já Bellemère disse à AFP que "a história da Victoria's Secret é um grande mistério" para ele.

"Se livraram de mim friamente sem explicação", afirmou, acrescentando que "talvez agora eu vá, enfim, saber quem mente e por que".

Segundo o jornal, todos os citados negaram as acusações.

No entanto, o império editorial Condé Nast, que inclui a revista "Vogue", informou que parou de trabalhar com Demarchelier e Kadel.

DEMARCHELIER

Patrick Demarchelier, de 74 anos, foi acusado de assédio sexual por sete mulheres, cujo depoimento foi colhido pelo jornal.

O "Globe" evoca, principalmente, o caso de uma ex-assistente do fotógrafo veterano. Mantendo sua identidade em sigilo, ela contou ter cedido às insistentes investidas do chefe por medo de comprometer seu futuro profissional, se continuasse dizendo não.

Ela também contou ter pedido à diretora artística do grupo Condé Nast, a respeitada Anna Wintour, que não deixasse que o fotógrafo trabalhasse com modelos jovens.

O "Boston Globe" aponta ainda outras seis mulheres que acusam o francês de assédio sexual. Uma delas conta que ele pôs a mão entre suas partes genitais, e outra, que ele a agarrou pelos seios.

A AFP pediu um comentário de Demarchelier sobre o caso, mas não obteve resposta. Ao "Globo", o fotógrafo negou as acusações. Disse que era "impossível" que as múltiplas denúncias contra ele fossem verdade. "As pessoas mentem e contam histórias", afirmou, segundo quem ele "nunca, nunca, nunca" tocou uma modelo de forma inapropriada. "É ridículo." Como é casado, o francês chamou as acusações de "puras mentiras" de modelos que "ficam frustradas se não conseguem um trabalho".

 O francês é um dos mais renomados fotógrafos de moda e do mundo do espetáculo. Algumas de suas fotografias da princesa Diana, de Madonna, ou de Angelina Jolie, deram a volta ao mundo.

Este não é a primeira vez que acusações de assédio surgem no mundo da moda. Depois do escândalo com o produtor de Hollywood Harvey Weinstein, vários fotógrafos de moda consagrados foram alvo de acusações de mesmo teor, principalmente Bruce Weber, Terry Richardson e Mario Testino.

Vários clientes, incluindo o Condé Nast, informaram publicamente que não trabalharão mais com eles.

 

ASSÉDIO SEXUAL

Confira a seguir um resumo sobre os principais casos de assédio sexual e estupro em Hollywood reportados recentemente.

Harvey Weinstein

No caso que foi o estopim para a avalanche de acusações em Hollywood, o outrora poderoso produtor de 65 é acusado de ter assediado e estuprado mulheres ao longo de três décadas. Entre as vítimas estão Angelina Jolie, Ashley Judd e Gwyneth Paltrow. Bob Weinstein, irmão de Harvey, também foi acusado de assédio.

Kevin Spacey

O ator de 58 anos foi acusado pelo colega AnthonyRapp de o ter assediado fisicamente quando a vítima tinha 14 anos. O ator mexicano Roberto Cavazos fez acusações semelhantes. Após as acusações, a Netflix suspendeu a última temporada da série "House of Cards" e afastou o ator do programa, além de cancelar o lançamento do filme "Gore", protagonizado por Spacey.

Louis C.K.

O comediante e diretor de 50 anos confirmou as acusações de assédio sexual feitas contra ele por cinco mulheres, publicadas em reportagem do "New York Times". Em dois relatos, o comediante se masturbou em frente a atrizes sem o consentimento delas. Após as denúncias, a estreia do filme "I Love You, Daddy", de Louis C.K., foi cancelada. A Netflix também cancelou a produção de um especial com o comediante.

James Toback

Segundo o "Los Angeles Times", mais de 30 mulheres denunciaram o diretor e roteirista de 72 anos de cometer assédio sexual. Autor da reportagem, Glenn Whipp disse ter sido contatado por 193 mulheres com acusações semelhantes contra Toback, autor do roteiro de filmes como "Bugsy" e "O Apostador".

Roman Polanski

Além de ter estuprado uma garota de 13 anos em 1977, o cineasta franco-polonês de 84 anos também é alvo de, pelo menos, outras quatro acusações contra mulheres menores de idade, entre elas a atriz Charlotte Lewis. Em Paris, uma retrospectiva de sua obra foi alvo de críticas por um grupo feminista.

Dustin Hoffman

O ator que tem hoje 80 anos é acusado de ter assediado sexualmente a escritora Anna Graham Hunter, então com 17 anos, no set do telefilme "A Morte de um Caixeiro-Viajante", em 1985. Ele teria falado de sexo para ela e a apalpado. Hoffman se desculpou e disse que aquilo não "reflete" quem ele é.

Brett Ratner

A atriz NatashaHenstridge diz ter sido forçada a fazer sexo oral no diretor de "A Hora do Rush" e "X-Men: O Confronto Final" nos anos 1990. Além dela, outras atrizes e modelos, como Olivia Munn e Jaime Ray Newman, também relatam casos semelhantes envolvendo ele. Rattner, 48, nega as acusações.

Ed Westwick

O ator conhecido por "Gossip Girl" foi acusado de estupro por KristinaCohen e AurélieWynn. Ele nega. A polícia de Los Angeles abriu investigação sobre o primeiro caso. Com isso, a BBC suspendeu a exibição "Ordeal by Innocence". As gravações já iniciadas da segunda temporada de "White Gold", da Netflix, também foram suspensas.

John Lasseter

O diretor da Pixar e dos filmes "Toy Story" e "Vida de Inseto" decidiu tirar licença de seis meses após admitir erros ligados a condutas de assédio sexual. Colaboradoras reclamaram de um excesso "invasivo" de abraços e outras situações desconfortáveis.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.