Descrição de chapéu música

Viola, confundida com xará caipira, motiva encontro em Piracicaba

1º Encontro Campestre de Viola acontece a partir desta quinta (8) no interior de SP

Amanda Nogueira
São Paulo

A viola capira, reinante no interior paulista, dará lugar a sua xará erudita, por vezes confundida com o primo violino, no 1º Encontro Campestre de Violas, em Piracicaba.

A confusão entre os instrumentos já virou anedota em torno do evento. “Fizemos um sarau para arrecadar verba e muita gente que foi perguntou quando iria começar, porque esperavam a viola caipira”, disse o violista e um dos organizadores Renato Bandel.

A confusão, diz Bandel, se repetiu em uma notícia que divulgava o evento, mas ilustrava a página com uma orquestra do instrumento sertanejo.

Viola Stradivarius; instrumento inspira evento no interior
Viola Stradivarius; instrumento inspira evento no interior - Reuters

Entre esta quinta (8) e a terça de Carnaval (13), o público poderá, então, diferenciar uma viola de outra.

Além de Bandel, o encontro é idealizado por outros três músicos conterrâneos que ganharam notoriedade ao integrar os principais corpos artísticos e instituições do país: os violistas piracicabanos Alexandre Razera, Gabriel Marin e Pedro Visockas.

A proposta é oferecer uma imersão musical entre alunos e professores em uma chácara nos arredores da cidade. O projeto foi viabilizado com 

R$ 30.000 arrecadados via financiamento coletivo e doações –curiosamente, um dos apoiadores foi o violeiro caipira Neymar Dias.

Ao todo, foram selecionados 20 alunos para participar das aulas, palestras e saraus em um estilo de programação retireira que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil –em janeiro, o Ilumina Festival fez algo semelhante em uma fazenda em Mococa.

À parte das atividades educativas, o público poderá assistir aos concertos gratuitos de abertura e encerramento, às 18h30 das respectivas datas na Capela Monte Alegre.

Na primeira noite, tendo ao fundo afrescos de Volpi, serão executadas obras de Robert Schumann (1810-1856) e Johann Sebastian Bach (1685-1750), além de composições de músicos brasileiros. 

O programa do concerto final terá duas obras inéditas, compostas para a ocasião pelo maestro Ernst Mahle, cofundador da Escola de Música de Piracicaba, e pelo pianista Leonardo Martinelli.


1º ENCONTRO CAMPESTRE DE VIOLAS
QUANDO de qui. (8) a ter. (13), em diversos horários
ONDE Capela Monte Alegre, via Comendador Pedro Morganti, s/nº, Piracicaba (concerto de abertura e de encerramento); mais informações em encontrocampestredeviolas.com.br
QUANTO grátis (concertos); R$ 100 (aula avulsa como ouvinte)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.