Descrição de chapéu

'Aniquilação' não inova, mas é bem realizado e rende bons sustos

Filme é uma interessante mistura de ficção científica, terror e teorias de conspiração

André Barcinski
São Paulo

Aniquilação

  • Onde disponível na Netflix

"Aniquilação", disponível na Netflix desde segunda (12) é uma interessante mistura de ficção científica, terror e teorias de conspiração.

O filme traz elementos de clássicos como "Alien - O Oitavo Passageiro" (Ridley Scott, 1979) e "Vampiros de Almas" (Don Siegel, 1956), para contar uma trama misteriosa, envolvendo alienígenas e projetos governamentais secretos.

Natalie Portman em cena de Aniquilacao
Natalie Portman em 'Aniquilação' - Peter Mountain/Divulgação

Dirigido por Alex Garland ("Ex Machina"), o filme foi adaptado do primeiro livro de uma trilogia chamada "Comando Sul".

Numa base do governo americano chamado "Área X", uma militar e professora de biologia, Lena (Natalie Portman), é interrogada sobre suas experiências em uma região tomada por um fenômeno chamado "O Brilho".

Em "flashbacks", descobrimos que o marido de Lena, Kane (Oscar Isaac), outro militar, voltou para casa depois de um ano numa missão secreta explorando "O Brilho".

Kane é a única pessoa a jamais ter retornado de lá, e os efeitos da missão em seu organismo foram devastadores: ele sofre convulsões terríveis e entra em coma.

Uma cientista, Dra. Ventress (Jennifer Jason Leigh) explica a Lena que um objeto não identificado atingiu um farol próximo ao mar, criando um bizarro campo eletromagnético (e uma espécie de floresta psicodélica) que cresce a cada minuto e ameaça tomar o planeta.

Lena é recrutada para a missão de penetrar na área dominada pelo fenômeno e tentar decifrá-lo. A equipe da expedição é composta inteiramente de mulheres: além de Lena e da Dra. Ventress, são escolhidas três outras profissionais: uma geóloga, uma física, e uma médica.

A expedição, claro, é repleta de surpresas e choques com monstros e criaturas bizarras.

É inescapável a influência da série "Alien", até hoje referência de qualquer filme em que cientistas e militares exploram locais habitados por seres mortais e bizarros.

Mas "Aniquilação" parece prestar homenagem a outro filme B que marcou época, "Vampiros de Almas", especialmente nas imagens de alienígenas que tomam forma de humanos, e no clima de terror causado por esse mimetismo (no filme de Don Siegel, os alienígenas eram uma óbvia alusão ao "perigo comunista").

Se não tem nada de inovador e apela a fórmulas um tanto gastas (alguém ainda se surpreende com cenas em que personagens descobrem vídeos que explicam a história?), "Aniquilação" é bem realizado e rende vários sustos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.