Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha apresenta às crianças 'O Quebra-Nozes'

Quarto volume apresenta obra que emociona jovens e adultos e chega às bancas em 11/3

Cristiane Martins
São Paulo
Bailarinas ensaiam versão de ‘O Quebra-Nozes’, em casa de ópera na Austrália, em 2017 - Saeed Khan/AFP Photo

Obra que leva crianças e adultos às lágrimas, "O Quebra-Nozes" chega às bancas no próximo domingo (11) pela Coleção Folha Concertos e Óperas para as Crianças.

O quarto volume apresenta aos jovens uma releitura feita pelos russos Ivan Vsevolozhsky (1835-1909), Marius Petipa (1818-1910) e Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840-93), em 1892 em São Petersburgo.

O trio criou um balé a partir da versão do francês Alexandre Dumas, o pai, para o conto "O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos", do alemão E.T.A Hoffmann. A história narra a história de Clara, uma garota que ganha um soldadinho de madeira "quebra-nozes" de presente de seu tio, o mago Drosselmeyer.

Naquela mesma noite, na 12ª badalada do relógio, a magia começa a acontecer: camundongos aparecem por todos os lados e em meio a invasão de ratos, o boneco de Clara ganha vida e a garota vai parar no Reino dos Doces.

Da fase inicial da criança à idade adulta, batalhas e inocência, o enredo nos transporta para uma infância idealizada que emociona ao se misturar com recordações do público. Traz também imagens de uma vida familiar feliz, embora fale aos medos das crianças.

O quarto volume da Coleção Folha inclui uma versão da história adaptada para o pequeno leitor, passatempos e um CD com seis faixas interpretadas pela Orquestra Sinfônica da Rádio Tchecoslovaca (Bratislava), regida pelo eslovaco Ondrej Lenárd.

Para o famoso solo da Fada Açucarada, o compositor russo importou um instrumento de percussão de Paris até então desconhecido na Rússia: a celesta. O instrumento, cujo som remete a uma caixinha de música, contribui para criar um ambiente de contos de fadas.

ONDA INFANTIL

O livro explica o elo das músicas presentes no CD com trechos da história narrada. Essa obra integrou uma grande onda de histórias infantis do século 19, na qual o mundo adulto é gigantesco e as descobertas são devastadoras.

Tornou-se um clássico natalino em diversos países, ao trazer um sonho de Natal: crenças mágicas, pureza e luzes.

Nos Estados Unidos, várias apresentações de "O Quebra-Nozes" estreiam no final de semana de Ação de Graças (em novembro) e se estendem até janeiro. A peça é tão popular que a renda da bilheteria chega a sustentar diversas casas de espetáculos e balés.

Os estúdios Disney lançam em novembro deste ano uma versão da história com atores.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.