Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha para crianças traz 'Dom Quixote'

Volume chega às bancas no domingo (25) com uma adaptação de Minkus para os palcos

Cristiane Martins
São Paulo

O mundo mágico e cômico de "Dom Quixote", de Ludwig Minkus (1826-1917), é tema do sexto volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças, que chega às bancas no próximo domingo (25).

Ensaio de uma versão de ‘Dom Quixote’ para os palcos, de Jules Massenet, no Theatro São Pedro, em São Paulo em 2016 - Heloisa Bortz/Divulgação

O volume ilustrado apresenta ao pequeno leitor o heroísmo do valente protagonista, que dá nome à obra e tem sempre ao lado seu fiel escudeiro, Sancho Pança.

A obra aborda o papel da fantasia na vida real, o companheirismo e o amor romântico, entre outros temas.

O balé "Dom Quixote" não é uma versão em palco do livro homônimo do espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616), mas um trabalho coreográfico do francês Marius Petipa (1818-1910) ligeiramente baseado no romance. Sua estreia ocorreu em 1869 no Teatro Bolshoi em Moscou.

A história do protagonista e seu coração cavalheiresco começa em suas leituras, seu passatempo predileto. Certo dia, decidido a viver suas próprias aventuras, ele convida o criado Sancho Pança para o acompanhar em busca de desafios, de justiça e de Dulcinéia, a mulher de seus sonhos.

Ao mesmo tempo, se desenrola o relacionamento amoroso entre Kitri —filha de Lourenço, que não aprova o relacionamento— e o barbeiro Basílio. Dom Quixote, que não vê as coisas como elas realmente são, acreditará ser Kitri a sua amada Dulcinéia.

O herói, que só queria proteger os fracos e oprimidos, chega a atacar marionetes e moinhos de vento por conta de suas fantasias.

A imaginação do protagonista lhe pregará peças no decorrer do percurso. Sua ingenuidade nos comove e nos convida a sonhar junto a ele. Paixões, inimigos imaginários e muitas confusões vão aparecer no destino dessa dupla.

A vida real atrelada à fantasia e a atmosfera cômica e de música vibrante influenciaram gerações de escritores, cineastas, pintores, músicos. Há muitas possibilidades dramáticas, daí tantas adaptações dessa obra.

Na versão para o balé, Petipa ancorou na obra traços hispânicos por meio do burlesco, da alegria, das cores fortes e da vivacidade, o que quebrou com a tradição do balé romântico e sua imagem celestial, permeada de cores claras e tons pastel.

"Dom Quixote" é um dos bailados de maior sucesso, ao lado de "O Lago dos Cisnes", "O Quebra-Nozes" e "Coppelia", pois consegue encantar públicos de diversas idades.

A edição traz ao leitor mirim ilustrações do espanhol Pedro José de Arriba, assim como diversas atividades recreativas. Acompanha também um CD com a adaptação interpretada pela Orquestra e Ópera Nacional de Sófia, regida pelo maestro búlgaro, Nayden Todorov.

Em 2018, o francês Marius Petipa faria 200 anos. Companhias de diversos países prestarão homenagem ao ilustre coreógrafo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.