Descrição de chapéu Lollapalooza

Com shows simultâneos, Tiê e duo nova-iorquino Sofi Tukker entram em sintonia no Lolla

O duo de mulheres tem influência brasileira e letras em português

THALES DE MENEZES
São Paulo

O Lollapalooza Brasil acertou nesta edição ao colocar dois palcos grandes bem próximos um do outro, facilitando o deslocamento do público. E, na tarde de domingo, último dia do festival em Interlagos, esse dois palcos tiveram uma sintonia bem afinada, com a brasileira Tiê fazendo show logo depois do encerramento da apresentação do duo nova-iorquino Sofi Tukker no palco ao lado.

Foi uma sequência de bons vocais femininos, de músicas dançantes do Sofi Tukker emendadas com canções pop de Tiê. Depois de uma sessão de aeróbica, um pouco de encantamento. E quase tudo com letras em português.

Explicando: Sophie Hawley-Weid, que montou o Sofi Tukker com Tucker Halpern, morou no Brasil, aprendeu português e faz boa parte das letras da dupla no idioma. Um dos hits, "Drinkee", tem letra inspirada em poema do brasileiro Chacal.

Mas a canção mais conhecida deles é "Best Friend", que levantou o público debaixo de sol forte em Interlagos. Os críticos estrangeiros gostam de classificar o som da dupla de "dance music com batucada brasileira". É meio por aí. Fica difícil reconhecer no agradável bate-estaca da dupla se Sophie fala sério quando cita João Gilberto, Caetano Veloso e Tom Jobim como influências.

 

Com seu português firme e quase sem sotaque, ela é forte candidata a Miss Simpatia desse Lolla. O show do Sofi Tukker espalhou alegria e suor no palco Ônix.

Praticamente toda a multidão que estava ali se descolou uns 300 metros para a esquerda e foi acompanhar a paulistana Tiê. Grande demais para ser tratada como indie e certamente a caminho de um reconhecimento muito maior, ela mostrou a guinada escancarada para o pop em seu álbum do ano passado, "Gaya".

Toda de azul, Tiê abriu o show com "Mexeu Comigo" e "Me Faz", duas músicas que grudam no ouvido e fazem as pessoas se mexerem. Já estava dado o tom do show, de comunicação direta com a plateia.

Depois de "Tudo ou Nada", que deu uma leve desaceleração no público, Tiê fingiu algum constrangimento ao apresentar a canção seguinte. "Essa é famosa demais, vou ter de cantar." Então, para arrancar as primeiras lágrimas dos fãs, cantou seu maior hit até agora, "A Noite". A emoção da plateia foi impressionante.

O show continuou nessa tocada vencedora, de alternar baladas cativantes com música pop mais sacudida. E Tiê ficando cada vez mais descontraída. "Vocês também estão com calor? Eu estou pingando no sovaco."

Para cantar "Depois de um Dia de Sonho", do álbum "Esmeraldas" (2014), ela desceu do palco e caminhou entre o público, recebida com abraços, beijos e selfies. Com dificuldade, voltou com um fã chamado João. "Eu gosto de cantar essa música para um João", disse, antes de começar "Amuleto", que está na trilha da novela global "O Outro Lado do Paraíso".

Tiê terminou o show debaixo de uma manifestação consagradora da plateia, com muitas meninas em prantos. Cada vez mais pop, ela parece estar num rumo irreversível para um sucesso maior.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.