Humorista retoma programa cômico e que também deprime

Gregorio Duvivier volta a debater temas quentes na segunda temporada de Greg News

O humorista Gregorio Duvivier na segunda temporada do programa Greg News, da HBO
O humorista Gregorio Duvivier na segunda temporada do programa Greg News, da HBO - Rogerio Resende/Divulgação
Gustavo Fioratti
São Paulo

O programa “Greg News” (HBO) pode ser cômico, mas isso não significa que seu apresentador Gregorio Duvivier, colunista da Folha, saia das gravações sempre rindo. 

“Fiquei deprimido algumas vezes”, diz, sobre os temas apresentados pela equipe de pesquisa que amparam monólogos decalcados no noticiário da semana. 

A primeira temporada, no ano passado, abordou assuntos como corrupção, o vício causado pelas redes sociais, os índices de homicídios no Brasil, aborto, a gestão de Marcelo Crivella na Prefeitura do Rio de Janeiro. 

A segunda temporada, que teria a primeira exibição nesta sexta, retoca o foco em questões difíceis de digerir. 

O assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), ocorrido no último dia 14, dá o tom do primeiro episódio. “Vai ser tema, mas não diretamente, porque falar da morte dela não tem graça nenhuma, foi uma tragédia sem igual.” 

“Mais do que falar da figura dela, a gente vai falar dos grandes temas que ela defendia e mostrar por que a execução dela é uma tentativa de execução de suas lutas.”

Duvivier afirma que “o humor serve muito para que a gente suporte a tragédia” e reitera seu gosto pela comédia que “se alimenta de fatos tristes”. “É um humor que não despolitiza, que traz a gente para a realidade. Às vezes é triste mesmo.” 

Ele lembra que o padroeiro do humorista é são Lourenço, nascido no século 3 e queimado pelo Império Romano. 

“Ele estava sendo grelhado e gritou ‘desse lado está bom, pode virar’. O humor não salva ninguém, e talvez ele sirva para isso, para que a nossa morte seja um pouco mais divertida”, diz. 

Seus frequentes ataques a conservadores, afirma, nunca resultaram em hostilizações em locais públicos. 

“Nunca aconteceu na rua. As pessoas que me xingam na internet em geral não saem para a rua”, afirma, ao comentar vídeos e postagens contrários ao programa, publicados nas redes.

O ator diz que é mais frequente a recepção positiva e que cada vez que Crivella faz uma “cagada”, o episódio sobre o prefeito volta a viralizar. 

Mas e a esquerda? Não merece ser provocada também?

“Puxa, ela foi bastante”, diz. “Fiz um programa inteiro sobre a Odebrecht, que foi um escândalo petistas, embora esbarre em todos os partidos. A gente falou basicamente da promiscuidade da Odebrecht com o PT”, defende-se, citando outros exemplos. 

O modelo de oposição que ele recusa, diz, é o do “antipetismo burro” e que “ataca o PT pelas razões erradas”. 

“Se o argumento para o impeachment da Dilma fosse Belo Monte, eu seria a favor. Não fui a favor de afastá-la pelas pedaladas fiscais, ou para que o Temer fosse colocado lá.”

NA TV
Greg News
Quando sex., às 22h, na HBO
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.