Obras expostas no Itaú foram furtadas da Biblioteca Nacional, diz perícia

Gravuras foram entregues para especialistas após Folha revelar história do furto

O perito Joaquim Marçal examina slide de gravura do alemão Emil Bauch
O perito Joaquim Marçal examina slide de gravura do alemão Emil Bauch - Ricardo Borges-19.mar.18/Folhapress
Ivan Finotti
São Paulo e Rio de Janeiro

As gravuras de Emil Bauch que ficaram expostas por quatro anos no Itaú Cultural são as mesmas que foram furtadas da sede da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, há 14 anos.

O resultado da perícia realizada por especialistas foi divulgado às 12h35 desta sexta-feira (23), em entrevista na instituição carioca. As obras foram submetidas à análise no Rio após reportagem da Folha publicada em 14/3. 

O ladrão de obras raras Laéssio Rodrigues de Oliveira revelou à reportagem que vendeu o material furtado ao colecionador Ruy Souza e Silva, ex-marido de Neca Setubal, herdeira do banco Itaú. O instituto adquiriu as obras dele, que afirma ter comprado o material em Londres. 

"Estamos estarrecidos e tristes", afirmou o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron. "Jamais fomos questionados por autoridades sobre essas obras. O primeiro questionamento veio da Folha de S.Paulo, há duas semanas. Reitero que temos parceria coma Biblioteca Nacional para tirarmos dúvidas de quaisquer obras que vierem a surgir."

O Itaú Cultural e a Biblioteca Nacional firmaram acordo segundo o qual cerca de 30 outras gravuras do instituto paulista poderão passar por perícia ainda neste mês.

"É um momento difícil, até doloroso, mas a restituição é o grande ganho", disse a presidente da BN, Helena Severo. As gravuras foram devolvidas.

ANÁLISES

O perito judicial que coordenou a vistoria técnica, Joaquim Marçal de Andrade, deu exemplos de como chegou a sua conclusão sobre a procedência das obras de Bauch que representam o Recife, reunidas no álbum "Souvenirs de Pernambuco" e impressas na Alemanha em 1852. 

O primeiro foi a exibição de duas fotos da gravura "Rua da Cruz", uma delas tirada na Biblioteca Nacional na virada dos anos 1990 pros 2000 e outra da obra que pertencia ao Itaú. Um rasgo no canto superior esquerdo está nas duas.

Outro indício é o conjunto de inscrições em inglês no verso. As gravuras foram adquiridas pela Biblioteca em 1942 da Livraria Kosmos, mas o proprietário anterior era um inglês que havia anotado o nome das obras em sua língua.

"Em algumas gravuras, o lápis se mantinha. Em outras, estavam apagadas, mas encontramos as marcas nas fibras de papel", disse Andrade.

OUTRO LADO

Em entrevista à Folha há duas semanas, Souza e Silva negou ter comprado as obras de Laéssio e disse que elas foram adquiridas na loja londrina Maggs e Bros. Apresentou um recibo de 2004, que foi passado ao Itaú Cultural com as obras de Bauch. 

O documento não especifica quais são as obras adquiridas. Dizia somente "série de gravuras brasileiras". Procurado após a divulgação da perícia, Souza e Silva afirmou não ter tido acesso ao laudo, e por isso não poderia comentar o resultado.

Em nota enviada à Folha, ele reafirma que "o conteúdo das minhas entrevistas anteriores, destacando a compra documentada da Maggs, em Londres, ocorrida 13 anos antes de qualquer notícia relacionada ao furto." Disse ainda estar à disposição das autoridades e que concede "acesso irrestrito à minha coleção de livros, fotografias e de iconografia brasileira do século 19".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.