Descrição de chapéu música show

Parceiros antigos, Simone e Ivan Lins fazem 1º show juntos

Com colaboração que começou em 1973, os prometem clássicos e surpresas em apresentação

Thales de Menezes
São Paulo

A identificação entre o cantor e compositor carioca Ivan Lins e a cantora baiana Simone é naturalmente assimilada pelo grande público. E ambos reconhecem que isso veio com "Começar de Novo", música dele que foi, na voz dela, tema da série global "Malu Mulher", em 1979. A partir daí, os caminhos da dupla sempre se cruzaram.

Simon e Ivan Lins, que fazem primeiro show juntos
Ivan Lins e Simone, que, após mais de 40 anos de parceria, apresentam primeiro show juntos - Leo Aversa/Divulgação

Por isso, é surpreendente constatar que apenas neste sábado (17), na casa paulistana Citibank Hall, os dois fazem seu primeiro show juntos. "Demorou demais", diz Simone à Folha. "Sonho com isso há décadas, queria ter feito nos anos 1980. Estou no céu com esse projeto", conta Ivan.

O show também acontecerá em Belo Horizonte, dia 24, e no Rio, dia 7 de abril. Em seguida, Ivan parte para quatro meses de shows na Europa. Quando retornar, ele voltam a fazer mais datas da turnê.

No primeiro álbum de Simone, em 1973, uma música de Ivan já entrou no repertório: "Chegou a Hora". Ela só voltaria a gravá-lo cinco anos depois, com "Começar de Novo". Depois desse sucesso, a colaboração ficou intensa. Nos anos seguintes, ela chegou a incluir várias vezes duas canções dele no mesmo álbum.

"A gravação dela para 'Começar de Novo' foi primorosa. A música é muito bonita e adequada à série 'Malu Mulher'. É minha música mais gravada no mundo, o melhor direito autoral que eu tenho. Que 'Madalena' que nada, o que me dá dinheiro é 'Começar de Novo' mesmo", ri Ivan.

"Era um momento de evolução das mulheres", segue o compositor. "Tinha a pressão social, mulher não podia se separar porque virava puta. Autores ligados a essa questão feminina acabaram levando a discussão ao grande veículo que era a TV. Um programa desses na Globo, com Regina Duarte no papel da mulher separada, foi fundamental, revolucionário."

Simone lembra como compositores e intérpretes tinham facilidade de se encontrar, para pedir e oferecer músicas.

"A gravadora Odeon era uma família, todo mundo ia para lá. Tinha Ivan, Gonzaguinha, Paulinho da Viola, e a gente ficava ali, tocando e conversando juntinhos numa sala abençoada por Deus. Eu queira ir lá todas as tardes."

Era um período de gravar um disco por ano. "Você mal saía do estúdio e seis meses depois já estava escolhendo música para o álbum seguinte", diz Simone

O fato de os dois cantarem em tons próximos facilita para Ivan compor para ela. "Eu mudo meu sotaque meio para baiano e fico imitando a Simone, cantarolando a música que estou compondo, e aí tenho uma ideia de como vai ficar."

No show, eles mostram sucessos e músicas do álbum "Baiana da Gema", que ela gravou em 2004, só com músicas de Ivan. E preparam surpresas. "Algumas são obrigatórias, mas vamos fazer pelo menos duas minhas que ela nunca cantou. E que fizeram sucesso com outras vozes. Depois ela disse que foi burra de não ter gravado essas", brinca Ivan.

Shows

Simone Encontra Ivan Lins

Variado
até R$300

Com direção de Zélia Duncan, a dupla de artistas interpreta músicas clássicas do cantor e compositor carioca gravados pela cantora baiana.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.