Descrição de chapéu
Artes Cênicas

Peça 'Palmira' faz bom uso de abstração para retratar conflitos

Montagem é comédia leve, com acenos ao clown e ao humor físico

BRUNO MACHADO
São Paulo

PALMIRA

  • Quando qua. (7), às 18h e às 21h
  • Onde Teatro Sérgio Cardoso - sala Pascoal Carlos Magno, r. Rui Barbosa, 153, tel. (11) 3288-0136
  • Preço R$ 30
  • Classificação 14 anos

A 215 quilômetros da capital síria, Damasco, Palmira tem um passado de proporções míticas: espécie de encruzilhada entre o Ocidente e o Oriente, caldeirão multiétnico e multicultural, cuja fama data da Antiguidade. Em 2015, as ruínas da cidade foram tomadas pelo grupo terrorista Estado Islâmico, que reduziu a entulho seus monumentos multisseculares.

Logo, pode-se imaginar que "Palmira", montagem de Bertrand Lesca e Nasi Voutsas, se debruce sobre os diversos e complexos aspectos do conflito armado sírio, responsável por ceifar a vida de quase meio milhão de pessoas e deflagrar uma crise humanitária de dimensões globais.

Mas o nome da peça é uma pista falsa: a manchete do noticiário internacional serve à dupla de atores-diretores apenas como alegoria em uma comédia leve, com acenos ao clown e ao humor físico.

5ª MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Espetáculo ‘Palmira’, de Nasi Voutsas (Grécia) e Bertrand Lesca (França)
Nasi Voutsas (esq.) e Bertrand Lesca em cena de ‘Palmira’ - Alex Brenner/Divulgação

Tais recursos, normalmente associados a figurinos e maquiagens caricatos, aqui se contrapõem à total ausência de cenografia ou adereços, o que confere à montagem um caráter experimental, realçado pela dramaturgia minimalista de Louise Stephens.

Não há personagens —a dupla franco-britânica interpreta a si mesma e as cenas são apenas esboços de programas performáticos e esquetes com dispositivos dramáticos: um skate, um martelo, um prato que se espatifa no chão.

Esses elementos e linguagens, aparentemente díspares, harmonizam-se como conjunto, sobretudo quando usados para dramatizar a relação entre os artistas e seu processo criativo, ambos conflituosos. Uma das discussões, inclusive, é vista pelo público pela tela de um computador, numa possível alusão às execuções realizadas pelo Estado Islâmico, transmitidas do anfiteatro de Palmira via internet para todo o mundo.

IRRACIONAL

A pantomima cômica dos performers guarda consigo uma certa irracionalidade agressiva. Uma latente e crescente tensão impregna o palco e a plateia, a todo o tempo interpelada pelos atores. Mas a comunicação entre intérpretes e público não se estabelece por completo. A falha é proposital, pois, entre outras camadas de significação, "Palmira" é uma meditação sobre o fracasso do diálogo como elemento fundante da civilização.

Conjunto de soluções poéticas usadas para dar corpo a abstrações, o espetáculo é um veículo acessível para um discurso denso. Contudo, as ideias que movem a encenação acabam por ser mais instigantes que o resultado cênico propriamente dito.

A montagem busca precisar o momento em que o verniz civilizatório cede sob a pressão da barbárie, cuja força é capaz de detonar um conflito armado. Os encenadores, no entanto, preferem oferecer provocações a respostas. Como se aceitassem a própria incapacidade de abranger a complexidade de uma guerra civil orquestrada por interesses vários.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.