Descrição de chapéu Livros

Pesquisador localiza três crônicas desconhecidas de Lima Barreto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O trabalho de reunir todos os textos de Lima Barreto continua a render frutos. O pesquisador Felipe Rissato encontrou, em revistas, três crônicas desconhecidas do autor carioca.

São textos publicados na revista Theatro & Sport, em 1917, 1920 e 1921. O fato chama a atenção, porque a publicação tinha entre seus temas o futebol, que Lima odiava.

As crônicas têm como tema o teatro. A primeira, “O que Queria o Homem”, é um conto satírico. Nele, um rapaz simples gosta muito de teatro e quer ver um espetáculo no subúrbio —mas é desprezado pelo diretor da companhia, por não ter dinheiro.

Na segunda, aponta semelhanças entre a peça “O Dote”, de Arthur Azevedo, a quem já havia tecido duras críticas, e um romance de 

Paul de Kock que tem um capítulo de mesmo título. Bem ao seu estilo, Lima escreve: “Cito isto, não porque pretenda postumamente acusar o mestre Arthur de plágio.”

Na última delas, critica a participação do Estado na arte, via um “teatro oficial”: “Governo no teatro, entre nós, é exames, concursos, regrinhas e feitiço e ‘pistolões’ políticos”.

Ilustração de ‘Ousadas - Mulheres 
que Só Fazem o que Querem’, de Pénélope Bagiou, que 
sai pela Autêntica com tradução de Fernando Scheibe
Ilustração de ‘Ousadas - Mulheres que Só Fazem o que Querem’, de Pénélope Bagiou, que sai pela Autêntica com tradução de Fernando Scheibe - Divulgação

Caio F.

Depois de 20 anos, a obra de Caio Fernando Abreu volta para a Companhia das Letras —em julho, antes da Flip, a editora reunirá pela primeira vez todos os contos do autor em um só volume. A edição traz textos inéditos de Ítalo Moriconi e Alexandre Vidal Porto, além de um antigo, publicado por Heloísa Buarque de Hollanda no antigo Jornal do Brasil.

A obra estava espalhada entre L&PM e Nova Fronteira, que continua com o teatro, as crônicas e os infantis de Caio F. A Companhia publicará sete títulos ao todo, como os romances “Limite Branco” e “Onde Andará Dulce Veiga?”, além de uma coletânea de poemas inéditos.

Dedicatória  A Casa Guilherme de Almeida acaba de receber um exemplar raro como doação para seu acerto. Trata-se de “Oeuvres de Alphonse Daudet”, em uma edição de 1885. O livro tem uma dedicatória de Oswald de Andrade para Guilherme de Almeida, porque o livro foi dado como presente de aniversário em 1917. O doador é Rodrigo Massi.

Desafio aceito A Faro Editorial comprou os direitos de “Unpregnant”, livro de Jett Henlan e Ted Caplan, roteiristas de “How I Met Your Mother”. Vendida para 20 países, a obra sai em 2019 e conta a história de uma jovem que descobre estar grávida e precisa decidir se segue adiante com a gestação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.