Descrição de chapéu Oscar

Presidente da Academia do Oscar é acusado de assédio sexual

Entidade iniciou investigação; defesa do diretor não comentou acusações

Los Angeles | Reuters

John Bailey , presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade que organiza o Oscar, foi acusado de má conduta sexual.

O presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, John Bailey - Angela Weiss - 2.mar.2018/AFP

As publicações The Hollywood Reporter e Variety divulgaram que a Academia recebeu três acusações de assédio sexual contra John Bailey na quarta (14) e iniciou as investigações. 

A Academia divulgou nota afirmando que trata de qualquer reclamação de forma confidencial para proteger todas as partes e não vai comentar o assunto até que a investigação esteja encerrada.

A defesa de John Bailey não comentou as acusações. 

O diretor Bailey, 75, foi eleito presidente da Academia em agosto de 2017.  

As acusações contra o presidente da Academia foram divulgadas duas semanas após a cerimônia do Oscar, marcada por tantas denúncias de abuso sexual que atordoaram Holywood.  

Vários nomes importantes foram demitidos ou tiveram que pedir demissão na áreas da política, mídia, entretenimento e negócios após enfrentarem acusações de abuso sexual, incluindo o poderoso produtor  Harvey Weinstein.

Bailey já havia dito que, aos 90 anos, a Academia estava se reinventando com programas comprometidos com a inclusão e diversidade numa era de grande conscientização e responsabilidade no equilíbrio de gênero, raça, etnia e religião.

Em dezembro, a Academia lançou seu primeiro código de conduta para seus 8.000 membros e desenvolveu um formulário online para que possam ser apresentadas reclamações de má conduta baseadas em comportamento sexual, gênero, orientação sexual, raça, idade e religião.

De acordo com as regras, reclamantes precisam apresentar provas do comportamento inapropriado e os acusados têm dez dias para responder antes da análise do comitê da Academia.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.