Descrição de chapéu
series

Seriados brasileiros de cunho erótico fazem sucesso lá fora

Produções preenchem nicho no mercado com erotismo 'light' com roteiros e produções elaborados

Tony Goes
São Paulo

Três dias após a estreia da primeira produção da TNT no Brasil, "Rua Augusta", a HBO abre no domingo (18) a quarta e última temporada de "O Negócio" em cerca de 50 países.

Esta série sobre quatro prostitutas de luxo, resultado de parceria do canal com a produtora Mixer, é um fenômeno de audiência a nível global.

Cenas da quarta temporada da sério O Negócio
Cena da quarta temporada da série 'O Negócio' - Divulgação

 

Já "#Me Chama de Bruna" se tornou o primeiro programa produzido pela Fox na América Latina a ser vendido para fora da região. A série, inspirada nas memórias da ex-garota de programa Bruna Surfistinha, tem seu primeiro ano exibido pelo canal pago Rialto, da Nova Zelândia.

É injusto dizer que o mundo só se interessa pela TV brasileira se o assunto for sexo. Novelas da Globo são exportadas há mais de 40 anos.

Tramas bíblicas da Record alcançaram índices expressivos em países de língua espanhola. A série de ficção científica "3%", a primeira produção da Netflix no Brasil, conquistou fãs no exterior.

Mas salta aos olhos o êxito internacional de "O Negócio" e "#Me Chama de Bruna" (disponível no Foxplay). A explicação vai além do clichê. As duas séries preenchem um nicho no mercado: há no mundo poucos programas que combinem erotismo "light" com roteiros elaborados e bons valores de produção.

Tanto sucesso permitiu que "O Negócio" chegasse a quatro temporadas, façanha inédita para uma série dramática brasileira de canal pago. Se o programa ia tão bem, aliás, por que acabar com ele?

Roberto Rios, vice-presidente corporativo de produção da HBO, explica: "Queríamos terminar em um ponto alto. Na terceira temporada, sentimos que a história apontava para um desfecho. Então demos a oportunidade para a equipe finalizar o que estava em andamento, em vez de simplesmente cancelar a série ou prorrogá-la por razões comerciais".

Mas será que o final é para valer? A atriz Rafaela Mandelli, que vive a protagonista Karin, sugere um telefilme em um futuro próximo sobre o destino das personagens. Por ora é só uma ideia —mas não será surpresa se ela se concretizar.


NA TV

Rua Augusta

Estreia da primeira temporada, com exibição de episódio duplo

QUANDO nesta quinta (15), às 22h30, na TNT


NA TV

O Negócio

Estreia da quarta e última temporada do seriado

QUANDO no domingo (18), às 21h, na HBO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.