Descrição de chapéu Livros

Após protestos, HQ ganhadora do Jabuti é retirada de exposição em Belém

Gidalti Moura Jr., autor de 'Castanha do Pará', protesta contra medida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma imagem da história em quadrinhos "Castanha do Pará", de Gidalti Moura Jr., ganhadora do Jabuti no ano passado, foi retirada de uma exposição em Belém após protestos em um grupo da internet de apoiadores da Polícia Militar paraense.

A exposição está em cartaz no Parque Shopping, na capital paraense.

A ilustração mostra um menino, no mercado do Ver-o-Peso, fugindo de um policial, que está com o cassetete em riste. A imagem foi retirada e substituída por outra da HQ.

Imagem de Gidalti Moura Jr. na HQ 'Castanha do Pará'
Imagem de Gidalti Moura Jr. na HQ 'Castanha do Pará' - Reprodução

Os protestos começaram após uma página do Facebook chamada Guerreiros do Pará compartilhar o post de um usuário identifica como CB Mauro e se diz membro da Polícia Militar paraense. Na postagem, ele se dizia ofendido com a imagem e afirmava que ia mover um processo.

O quadrinista diz que foi informado pela organização da mostra que havia protestos de grupos de policiais militares e simpatizantes, mas que foi supreendido quando viu que a arte já havia sido retirada da exposição.


"Os curadores são pessoas de boa índole, mas essas vozes radicais acabam influenciando. Tenho me posicionado contra qualquer tipo de censura e tolhimento de liberdade, contra forças extremistas que atuam nas redes sociais", diz Moura Jr.

"Retirar a peça é dar ouvidos a essa mobilização que cada vez vai crescendo mais, com uso de ameaças, ideias emotivas e desinformadas. Precisamos investir em leitura e na compreensão do que é uma democracia."

Em nota, o Parque Shopping disse que apenas cedeu o espaço para a montagem da exposição e falou incentivar curadores e artistas paraenses.

Também em comunicado, a coordenação da mostra diz que a decisão de retirar a obra de exibição foi tomada em comum acordo com a curadoria do evento. A nota diz que frequentadores do shopping se sentiram incomodados com a violência da cena, num "espaço que é frequentado por crianças".

Leia a íntegra da nota dos organizadores da exposição:

A coordenação da Exposição de Quadrinhos esclarece que a decisão de retirar o desenho de Gidalti Moura Jr, ilustração que integra a obra intitulada “Castanha do Pará”, foi tomada em comum acordo com a curadoria do evento. Outra obra do mesmo autor será colocada na mostra.

A mudança ocorreu diante de manifestações de frequentadores do shopping que se sentiram incomodados com a cena de violência, no espaço que é frequentado por crianças.

A coordenação ressalta, ainda, que a atividade não foi criada pelo Parque Shopping, o empreendimento, apenas cedeu o espaço, gratuitamente, em sistema de comodato.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.