'Como Nossos Pais' e 'Corra!' são os melhores em festival do Cinesesc

Público escolhe 'A Glória e a Graça' e a animação 'Com Amor, Van Gogh'

Maria Ribeiro no set de "Como Nossos Pais", de Laís Bodanzky
Maria Ribeiro no set de "Como Nossos Pais", de Laís Bodanzky - Karime Xavier/Folhapress
São Paulo

O Festival Sesc Melhores Filmes anunciou na noite de quarta (4), os filmes preferidos da crítica e do público como pontapé inicial de sua tradicional mostra retrospectiva com os principais destaques nacionais e internacionais. A 44ª edição da mostra começa nesta quinta (5) e vai até o dia 25 de abril.

Entre os filmes brasileiros, a crítica elegeu "Como Nossos Pais", de Laís Bodanzky, como o melhor do ano. Maria Ribeiro e Clarisse Abujamra, mãe e filha no longa, dividiram o prêmio de melhor atriz —o filme também teve o melhor roteiro. Nelson Xavier, que morreu recentemente, foi o ator do ano por sua performance como o pistoleiro aposentado de "Comeback", de Érico Rassi.

"Tenho muito orgulho desse filme, foi feito aqui em São Paulo, e de estar aqui nesse cinema emblemático, nesse festival", afirma Maria Ribeiro. A atriz também ressalta a importância do momento em que o longa ganhou destaque. "É um momento muito especial do feminismo no Brasil. O filme não tem a causa [do feminismo] como o mote principal, a causa está no meio dos dramas pessoais, o que acho mais interessante", completou a atriz.

Já o público escolheu "A Glória e a Graça" e sua protagonista, Carolina Ferraz, como os melhores do ano. Daniel Furlan foi o melhor ator por "La Vingança". O Cinesesc recebeu 11 mil votos do público.

"Não esperava o reconhecimento, mas foi algo que me deixou muito contente, especialmente por ser o júri popular, isso tem um gostinho muito especial", comemorava Carolina Ferraz. 

A atriz aproveitou para criticar o pouco espaço de "A Glória e a Graça" no circuito. "Nosso filme não teve a possibilidade de ter um lançamento maior. Mas essas coisas fazem parte da realidade da cultura no país", disse, lembrando que o processo de produção do filme durou nove anos.

Crítica e público concordaram na premiação de direção, para Eliane Caffé, pela mistura de documentário e ficção "Era o Hotel Cambridge".

Cena de "A Glória e a Graça", de Flávio Ramos Tambellini
Cena de "A Glória e a Graça", de Flávio Ramos Tambellini - Divulgação

Com exceção de "Comeback", todos os filmes citados estavam relacionados para representar o Brasil no Oscar de filme estrangeiro. A Academia Brasileira de Cinema, no entanto, escolheu "Bingo: O Rei das Manhãs", fora da premiação de crítica e público.

Entre os filmes internacionais, "Corra!" foi escolhido pela crítica, que também elegeu o ator James McAvoy ("Fragmentado"), a atriz Sandra Huller ("Toni Erdmann") e o diretor Barry  Jenkins ("Moonlight: Sob a Luz do Luar").

O público surpreendeu com a escolha da animação "Com Amor, Van Gogh", que disputou e perdeu o Oscar da categoria, como melhor filme do ano. Ashton Sanders ("Moonlight") e Adèle Haenel ("A Garota Desconhecida") foram os melhores atores e, na direção, repeteco para Jenkins. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.