Distribuidora brasileira lança fomento para diretoras

De acordo com a Ancine, mulheres dirigiram 20% de filmes nacionais em 2017 

MLB
São Paulo

Com o intuito de fomentar produções audiovisuais realizadas por mulheres, a distribuidora Elo Company lança um selo voltado a diretoras nesta quinta-feira (5), na feira audiovisual Rio Content.

Barbara Sturm, diretora de conteúdo da Elo - Bruno Poletti - 16.out.2014/Folhapress

A ideia do selo Elas, diz Barbara Sturm, diretora de conteúdo da Elo, surgiu de uma defasagem vista no mercado brasileiro, a partir de uma pesquisa divulgada pela Ancine em 2017 (segundo a qual 19,7% dos filmes são dirigidos por mulheres; na ficção, esse número cai para 15,5%).

E também nos produtos da própria empresa. Do total de projetos selecionados no ano passado, apenas nove (cerca de 20%) tinham mulheres à frente. São estes os produtos que lançaram o selo, sendo seis de diretoras estreantes.

Uma produção de linguagens variadas, que vão de um documentário sobre o fotógrafo de guerra André Liohn ("Soldado sem Armas", de Maria Carolina Telles) a uma comédia com Rafael Cortez e Fafy Siqueira no elenco ("Rir para Não Chorar", de Cibele Amaral) e uma adaptação do livro "A Chave de Casa", de Tatiana Salem Levy, com direção de Simone Elias e protagonizada por Camila Pitanga, atriz madrinha do selo.

"Queremos ser uma confraria de mulheres", afirma Barbara. Ela explica que o projeto não tem cota ou verba específica. A proposta é unir artistas para que troquem experiências e "unam forças".

Também prevê trabalhos de capacitação, com cursos feitos em parceria com a NetLABTV, o Prêmio Cabíria e o FIM (Festival Internacional de Mulheres da Avon).

São voltados a produtoras, diretoras e roteiristas e focam o mercado e as estratégias de distribuição do audiovisual —diz Barbara, a principal deficiência dos produtos brasileiros.

"Há muitos projetos de mulheres que acabam nem chegam a ser enviados", diz Sabrina Nudeliman, diretora da Elo, que cuidou das distribuições internacionais de filmes como "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, e "Espaço Além - Marina Abramovic e o Brasil", de Marco Del Fiol.

"Muitas vezes nem temos acesso a esses projetos", continua Barbara. "E por vezes os filmes não é visto, na hora de distribuir, por um viés comercial. Uma obra autoral, por exemplo, às vezes vai melhor se lançada direto em VOD (vídeo sob demanda)."

A distribuidora agora pretende receber mais projetos para integrar o selo. Para participar, o produto deve ter roteiro e orçamento já desenvolvidos. A seleção busca o potencial comercial da obra, seja para cinema, televisão ou vídeo sob demanda.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.