Descrição de chapéu Moda

Fernanda Yamamoto levará modelo de vida autossustentável à SPFW

Estilista fez várias visitas à comunidade agrícola Yuba em busca de inspiração

Pedro Diniz
São Paulo

Foi após várias visitas à comunidade agrícola Yuba, de Mirandópolis, a 594 km de São Paulo, que a estilista Fernanda Yamamoto encontrou a inspiração para seu desfile nesta terça-feira (24) na São Paulo Fashion Week.

Os costumes das centenas de imigrantes japoneses que moram no lugar, onde preservam a cultura e os hábitos do país natal, serviram de base para a coleção tingida naturalmente e que remete ao perfil autossustentável da comunidade.

Todas as cores foram feitas no ateliê da estilista, na Vila Madalena, em processos manuais e ecológicos. Os tecidos são leves, em comprimentos que ficam na altura da canela.

A designer aposta em plissados manuais, comuns na moda japonesa, que dão volume às peças. Formas geométricas, como retângulos, triângulos e círculos, compõem o repertório imagético da coleção.

A filosofia dessa comunidade é plantar tudo o que consome, construir as próprias casas e, além de todos participarem do processo de plantar e colher, também estarem juntos em atividades artísticas, como aulas de dança, teatro e música clássica.

"O que os diferencia das outras comunidades autossustentáveis é o fato de que, tão importante quanto viver da roça é viver das artes. Isso me inspirou a construir as roupas de forma menos industrial", explica a estilista.

Alguns moradores da comunidade Yuba foram convidados pela estilista e irão desfilar em sua passarela.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.