Descrição de chapéu

Filme 'high school' com protagonista gay, 'Com Amor, Simon' não foge de clichês

Longa do diretor Greg Berlanti sofre com o excesso de 'bom-mocismo' do enredo 

LÚCIA MONTEIRO
São Paulo

Com Amor, Simon (Love, Simon)

  • Classificação 12 anos
  • Elenco Nick Robinson, Jennifer Garner e Josh Duhamel
  • Produção EUA, 2018. 109 min
  • Direção Greg Berlanti

Veja salas e horários de exibição.

Os guarda-volumes para deixar as mochilas estão lá. Os jogos de beisebol também. Animadoras de torcida, idem. Não faltam ainda amolações na cantina, festa de Halloween, ensaios para o musical de fim de ano.

Mesmo que sem despojar-se dos clichês do filme de "high school", "Com Amor, Simon" inova num ponto importante: seu protagonista é Simon (Nick Robinson), um garoto gay que, às vésperas da formatura, hesita em sair do armário.

Relacionamentos homossexuais têm sido frequentes no cinema. É o caso do francês "Azul É a Cor Mais Quente" (2013), de Abdelatif Kechiche, e de grandes sucessos de 2017, como "Me Chame Pelo Seu Nome" (de Luca Guadagnino, rodado na Itália) e "120 Batimentos por minuto" (de Robin Campillo, ambientado na França).

Qual é a novidade, então? Bem, trata-se da primeira vez que um grande estúdio de Hollywood –no caso, a Fox– produz uma comédia romântica voltada para o público adolescente em que o foco se concentra em uma história de amor homossexual.

Não é pouco. "Com Amor, Simon" serve de experiência instrutiva não só para o público jovem, mas também para os pais. Não basta, porém, para alçar à categoria das obras-primas o longa eficiente de Greg Berlanti, conhecido roteirista de séries de TV (como "Dawson's Creek" e "Animais Políticos").

Não é difícil identificar-se com o protagonista. Na sequência inicial, ele resume, em off, sua vida aos espectadores: "Sou um garoto normal, exatamente como você, exceto por guardar comigo um segredo enorme". O trajeto para a escola na companhia dos melhores amigos rende tiradas espertinhas, embaladas pela trilha sonora bem escolhida por Simon.

Algo falta à trama, infelizmente. Baseado no romance da psicóloga Becky Albertalli, lançado no Brasil com o mesmo título do filme, "Com Amor, Simon" sofre pelo excessivo "bom-mocismo" do enredo. A família do protagonista é compreensiva; o pai (Josh Duhamel) chega a pedir desculpas pelas piadas homofóbicas.

O quarteto formado por Simon e seus amigos conta exatamente dois brancos e dois negros. Ninguém dirige após beber, não há sinal de drogas e não se nota pobreza. O conflito se concentra na relação e-pistolar entre Simon e um misterioso "Blue", após este revelar-se gay no blog do colégio.

É difícil permanecer indiferente diante da bem escrita e tocante correspondência entre os dois. Não há, porém, grandes embates com o mundo real. Nesse ponto, o "coming out" do filho do professor de filosofia da série catalã "Merlí", também voltada para o público "teen", consegue inserir-se em uma teia mais complexa de elementos.

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.