Descrição de chapéu Livros

Man Booker International Prize divulga lista de finalistas de 2018

Entre selecionados, estão dois ganhadores de edições passadas, Han Kang e László Krasznahorkai

A escritora sul-coreana Han Kang, umas das finalistas deste ano
A escritora sul-coreana Han Kang, umas das finalistas deste ano - AP

O Man Booker International Prize, um dos principais prêmios literários do mundo, anunciou nesta sexta (13) a lista de seis finalistas na edição deste ano.

Entre os autores listados, estão dois que já venceram o prêmio anteriormente:  sul-coreana Han Kang, que já havia vencido com "A Vegetariana", em 2016, agora concorre com "The White Book"; e o húngaro  László Krasznahorkai, que havia vencido em 2015 pelo conjunto da obra e agora concorre com "The World Goes On".

Entre os selecionados, estão ainda o francês Frank Wynne ("Vernon Subitex 1"); o espanhol Antonio Muñoz ("Like a Fading Shadow"); o iraquiano Ahmed Saadawi ("Frankenstein in Baghdad"); e a polonesa Olga Tokarczuk, ("Flights").

A versão internacional do Man Booker Prize premia autores de qualquer língua, desde que traduzidos para o inglês —o tradutor do ganhador também é laureado na escolha. Autor e tradutor recebem, para dividir,  £50 mil (R$ 243 mil).

Uma tendência dos últimos anos se fortalece este ano: todos os autores são editados por casas independentes, como a Oneworld, a Portobello Books e Tuskar Rock Press, entre outras..

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.