Descrição de chapéu
Livros

Moby Dick motiva trama de 'Os Impunes', obra de Richard Price sobre policial

Como a baleia branca, memórias assombram protagonista do novo livro do autor americano

André Barcinski
São Paulo

Os impunes

  • Preço R$64,90 (432 págs.)
  • Autor Richard Price sob o pseudônimo de Harry Brandt
  • Editora Companhia das Letras
  • Tradução Jorio Dauster

O americano Richard Price não escreveu apenas romances policiais, mas seus trabalhos mais conhecidos, tanto na literatura quanto no cinema e na televisão, são histórias sobre crime.

Price é autor de "Clockers" (1992), um tijolo de 600 páginas (que parecem ser 200, de tão boas) sobre a hierarquia de uma gangue de traficantes de uma cidade fictícia em Nova Jersey.

O escritor Richard Price em casa, em Nova York - Piotr Redlinski - 21.jan.15/The New York Times

Também é autor de vários roteiros para cinema, como "A Cor do Dinheiro" (1986), em que Martin Scorsese explorou o submundo dos jogadores profissionais de sinuca, e o policial "noir" "Vítimas de Uma Paixão" (1989), com Al Pacino no papel de um detetive às voltas com um assassino serial.

Na TV, escreveu episódios da série policial "The Wire" e criou a minissérie "The Night Of", história de um rapaz de origem paquistanesa que é preso por um crime que não cometeu e sofre o diabo numa prisão nova-iorquina.

Em todos esses trabalhos, Richard Price explorou a fundo os universos particulares de cada história, fazendo descrições detalhadas do ambiente e das circunstâncias que motivaram as tramas.

Alguns autores policiais escrevem sobre casos criminais, outros escrevem sobre o universo do crime.

Richard Price certamente faz parte do segundo grupo. Price não é um escritor da surpresa ou do mistério resolvido na última página, mas de histórias ricas e complexas, que transportam o leitor para universos perigosos e desconhecidos.

Seu livro mais recente, "Os Impunes", escrito sob o pseudônimo de Harry Brandt, não trata de um crime específico, mas da vida de vários policiais de Manhattan.

O título em português é ótimo, mas o original —"The Whites", ou "Os Brancos"— entrega a inspiração do livro: é uma alusão à baleia branca Moby Dick, que assombra cada minuto da vida do marinheiro Ahab.

A exemplo de Ahab, vários personagens do livro de Price são assombrados por memórias violentas.

O personagem principal é o detetive Billy Graves, um veterano da polícia nova-iorquina. Numa noite, Graves é chamado para investigar um crime. Ele reconhece a vítima: é o mesmo homem que, oito anos antes, fora acusado de matar um menino de 12 anos.

Na época, Graves tinha convicção de que o homem era culpado, mas ele foi solto por falta de provas. Era um "Branco", um desses casos que um policial não esquece.

O crime faz Graves se reaproximar ainda mais de um grupo de amigos —todos, com exceção de Graves, ex-policiais— apelidado de "Gansos Selvagens", famoso nos anos 1990 pela agressividade contra bandidos e suspeitos em geral.

A trama do livro envolve inúmeros personagens e casos criminais, e é complexa demais para uma sinopse, mas o que importa, mais que as especificidades de cada caso, é a maneira como Price descreve o trabalho policial e como esses homens são afetados pela violência que encontram no dia a dia.

"Os Impunes" rivaliza com "Os Novos Centuriões" (1971), de Joseph Wambaugh, como um dos melhores relatos sobre a desintegração psicológica, moral, mental e física que policiais sofrem pelo convívio diário com a brutalidade.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.