Descrição de chapéu Livros

Nova Coleção Folha traz edições bilíngues no domingo (15)

Chegam às bancas o 1º volume, com obra de Scott Fitzgerald, e o 2º, com trama de Sherlock Holmes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O escritor Arthur Conan Doyle, criador do detetive Sherlock Holmes, em foto de 1922 - AP
São Paulo

A ascensão de um jovem humilde na alta sociedade americana e uma investigação da dupla Sherlock Holmes e Watson são os enredos dos dois volumes que abrem a nova Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura.

Os livros, que chegam às bancas neste domingo (15), oferecem ao estudante de língua inglesa uma porta de entrada para o trabalho de autores importantes do cânone literário por meio de edições bilíngues. Há ainda uma plataforma digital com versões em PDF e em áudio desses títulos.

O primeiro volume apresenta "Sonhos de Inverno", de F. Scott Fitzgerald (1896-1940), que retrata o ambiente de inocência entre os ricaços que antecedeu o crash da Bolsa em 1929 e a Grande Depressão que se seguiu.

O conto publicado em 1922 é tido por especialistas como um aperitivo da obra-prima do autor, "O Grande Gatsby", que sairia três anos depois.

Os temas centrais são o amor —tanto o longevo quanto o ilusório— e o entorno de endinheirados na década de 1920 nos Estados Unidos.

A obra narra 18 anos da vida de Dexter Grenn, jovem que trabalha em um campo de golfe e acaba se demitindo dali por causa de Judy Jones, uma garota rica pela qual se sentiu atraído e, ao mesmo tempo, bastante desconfiado.

Sua intenção era se afastar de Judy, mas ele não conseguiu esquecê-la com o passar dos anos. Pelo contrário, sua imagem nunca saiu de seus pensamentos. Com o passar do tempo, Dexter se tornará um magnata de Wall Street e se encontrará novamente com a controversa Judy Jones. Será que ele renunciará ao amor de sua vida?

elementar, meu caro

Quem compra o primeiro volume da Coleção Folha recebe gratuitamente o segundo. Em "Sherlock Holmes - A Liga das Cabeças Vermelhas", de Arthur Conan Doyle (1859-1930), nada é o que parece ser. A sagacidade do protagonista, porém, é velha conhecida de leitores e espectadores.

Holmes tem todos os traços característicos do gênio infeliz: seu maior inimigo é o tédio, do qual tenta fugir acumulando casos desafiadores.

Neurótico, inábil na construção de laços e afetos, mergulhado em suas dores intelectuais, o investigador só não atravessa o limite da loucura por causa do parceiro Watson, que o traz de volta à realidade com seu bom senso e observações perspicazes.

Em "A Liga das Cabeças Vermelhas", Jabez Wilson procura o investigador porque está intrigado com a empresa onde trabalhava. Ele foi admitido após se candidatar a uma vaga anunciada em um jornal. Oferecia-se um emprego a quem fosse dotado da cabeleira mais ruiva e flamejante. Após dois meses, inesperadamente a empresa fechou as portas.

Por meio de sua grande capacidade de observação e dedução, Holmes descobre que algo muito grave acontecerá.

São diversas as adaptações para o cinema e para a TV das aventuras de Sherlock Holmes, que elevam à caricatura algumas das excentricidades do investigador.

O personagem foi inspirado em Joseph Bell, professor de Conan Doyle na faculdade de medicina da Universidade de Edimburgo. O mentor usava o raciocínio dedutivo em diagnósticos médicos, mesmo método adotado por Holmes em suas investigações.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.