Descrição de chapéu
Artes Cênicas teatro

Agressivo e escrachado, Ornitorrinco é reserva do teatro de bufões

Companhia de Cacá Rosset celebra 40 anos com novo espetáculo

O Teatro do Ornitorrinco em remontagem de 'Ubu, Pholias Physicas, Paraphysicas e Musicaes' - Luiz Novaes - 23.fev.1996/Folhapress
Nelson de Sá
São Paulo

As datas e até os personagens se confundem na acidentada trajetória do Ornitorrinco. O grupo nasce formalmente em 28 de maio de 1977, quando Cacá Rosset, Maria Alice Vergueiro e Luiz Roberto Galízia estreiam "Os Mais Fortes", adaptado, interpretado e dirigido pelos três.

Mas talvez o ano mais adequado para marcar seu início seja 1965, quando o aluno Cacá, 11, é dirigido pela professora Maria Alice em "As Preciosas Ridículas", de Molière, no colégio Aplicação, escola-modelo vinculada à Faculdade de Educação da USP.

Cacá e Maria Alice, como intérpretes e/ou encenadores, se reencontrariam nas décadas seguintes para peças de Brecht, Shakespeare e Molière, os autores mais próximos de ambos e dos artistas aos quais eles se ligaram.

O primeiro foi Luiz Antônio Martinez Corrêa, que dirigiu as brechtianas "O Casamento do Pequeno Burguês" em 1973, com Maria Alice, e "Sai de Mim, Tinhoso" em 1975, colagem na qual Cacá estreou como assistente de direção.

Dois anos depois, foi Luiz Antônio quem abriu as portas do Oficina para a estreia do Ornitorrinco e, nos anos seguintes, dirigiu Cacá e Maria Alice em musicais como "Ópera do Malandro".

Mas o humor de ambos era mais agressivo e escrachado, e sua música, mais para cabaré do que musical --e foram se revelar por inteiro em montagens do próprio grupo como a colagem "Teatro do Ornitorrinco Canta Brecht e Weill" (1977-83) e "Mahagonny Songspiel" (1982-84).

 
Encenação da peça de Shakespeare 'Sonho de Uma Noite de Verão' pelo grupo Ornitorrinco - Divulgação

Esta última, a primeira vista pelo jornalista, já avançava sobre a plateia com dedo na cara e atrizes seminuas, o que seria uma marca do espetáculo mais lembrado do grupo, a iconoclasta "Ubu", que entrou em cartaz em 1985.

Sem Maria Alice e estreando Christiane Tricerri, que vinha da bem-sucedida "Bella Ciao", o Ornitorrinco deixa Brecht para trás e abre sua fase de maior reverberação pública.

O Ubu de Cacá e a "ubuzete" de Christiane faziam intervenções derrisórias junto aos políticos e suas campanhas, como caricatura delas, em meio à redemocratização e às primeiras eleições livres sob impacto midiático.

A partir daí, as comédias do grupo se tornaram mais e mais populares, com Shakespeare ("Sonho de uma Noite de Verão", "A Comédia dos Erros") e Molière ("O Doente Imaginário", "Scapino").

Fora um ou outro esforço paralelo, como a tragédia "Medea" (1990), protagonizada por Maria Alice e dirigida por Christiane, o Ornitorrinco se tornou um empreendimento de Cacá --até o seu aparente esgotamento artístico, perto de uma década atrás.

Foi um tempo de acrobatas e anão em cena, de "slapstick" e muitos seios de fora. No auge, em 1994, reconhecido no Brasil e no exterior, Cacá afirmou que, mesmo com Brecht, Shakespeare e Molière, sempre preferiu suas peças menores, as mais livres, afinal:

"O Ornitorrinco é uma reserva ecológica do teatro de bufões, do teatro de canalhas. É a coisa da comédia grossa, torta na cara."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.