Após expulsão, advogado de Polanski diz que Academia do Oscar é 'hipócrita'

O diretor Roman Polanski em festival internacional em 2018
O diretor Roman Polanski em festival internacional em 2018 - AP
São Paulo

Jan Olszewski, advogado do cineasta Roman Polanski, chamou de 'hipócrita' a decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de expulsar o diretor do quadro de seus membros.

Na última quinta (3), a organização, responsável pela entrega do Oscar, havia divulgado uma nota comunicando a expulsão tanto de Polanski quanto do comediante Bill Cosby da entidade. Ambos foram condenados por molestarem mulheres sexualmente. 

"[A expulsão] tem todas as marcas de um abuso psicológico contra o nosso cliente, que é idoso", disse o advogado à agência de notícias France Presse. Ele chamou o ato de "cúmulo da hipocrisia".

Ainda segundo Olszewski, o cineasta de 84 anos crê que a Academia está violando suas próprias regras e pediu para que a decisão seja revista. 

O advogado também disse que não se pode comparar Polanski a Bill Cosby. "É um equívoco e um assédio", afirmou.

Nascido na Polônia, Roman Polanski é um nome central na geração de cineastas que deram proeminência à figura do diretor em Hollywood a partir dos anos 1960. São dele títulos hoje clássicos como "O Bebê de Rosemary" (1968) e "Chinatown" (1974). Indicado quatro vezes, ele ganhou um Oscar por "O Pianista" (2002).

Em 1977, ele se declarou culpado de ter estuprado uma garota de 13 anos em Los Angeles. Morando na França, ele não pode retornar aos Estados Unidos ou corre o risco de ir preso. Samantha Geimer, a vítima, perdoou o cineasta anos depois e disse que sua expulsão é "um ato horrível que só serve de fachada".

Na decisão divulgada na quinta, a Academia diz que a sua expulsão se deu em "atenção aos padrões de conduta" da entidade. 

Bill Cosby, 80, que também foi expulso no mesmo comunicado, é comediante e uma das maiores celebridades negras no entretenimento.

O humorista, que ganhou dois Globos de Ouro por viver um pai de família na sitcom "The Cosby Show" (1984-1992), foi condenado na semana passada sob acusação de ter drogado e abusado sexualmente de uma ex-administradora de time de basquete em 2004. Outras dezenas de mulheres também acusam Cosby de crimes cometidos com métodos semelhantes. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.