Após maratona, Eurovision elege neste sábado (12) a canção campeã

Caetano Veloso fará show em Lisboa, com vencedor de 2017, o português Salvador Sobral

Lisboa

Após duas semifinais em ritmo de maratona —a última com 18 apresentações em sequência—, o festival Eurovision Song Contest (chamado Eurovisão da Canção em Portugal, país anfitrião da 63.ª edição) escolheu nesta quinta (10) os países finalistas da competição. O vencedor será escolhido na noite deste sábado (12), em Lisboa.

 

Nas mais de duas horas de espetáculo, transmitido ao vivo para mais de 50 países, os concorrentes não pouparam esforços para cativar o público. Figurinos extravagantes, músicas com refrão chiclete e muitos sorrisos foram a fórmula adotada por uma parte significativa dos participantes.

Tanto esforço tem uma explicação: os votos dos expectadores têm um peso importante na composição da nota final dos participantes, que considera ainda a pontuação atribuída por um corpo de jurados.

Nesta quinta, garantiram vaga na final: Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovênia e Holanda.

Na primeira semifinal, na terça (8), foi a vez de Áustria, Estônia, Chipre, Lituânia, Israel, República Tcheca, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda carimbarem o passaporte para a reta final da disputa.

Esses 20 países irão se juntar aos chamados "big five" —Reino Unido, Espanha, França, Alemanha e Itália—, além do país anfitrião, Portugal, que já começam o Eurovision com vaga garantida na final.

Embora tenha nascido na década de 1950 originalmente como uma disputa entre países europeus, o festival se expandiu ao longo dos anos, agregando nações distantes geograficamente, mas que já festejavam o universo do concurso. É o caso, por exemplo, de Israel e da Austrália. Por isso, em 2018 o Eurovision somou 43 países na competição.

Como em todos os anos, as casas de aposta dão um termômetro sobre os favoritos na competição. As canções do Chipre e de Israel têm levado a melhor nas apostas.

Representando o Chipre, o pop dançante "Fuego" —cantado em inglês pela exuberante Eleni Foureira— levantou o público do auditório e invadiu as redes sociais.

Também cantada em inglês, a "Toy", a canção de Israel, tem uma pegada moderninha e coro de "backing vocals". Ela interpretada pela carismática Netta.

Entre a crítica especializada, a música francesa, "Mercy", cantada por Madame Monsieur, é apontada como uma das concorrentes mais fortes.

Vencedor no ano passado com a balada romântica "Amar pelos Dois", cantada pelo introspectivo Salvador Sobral, Portugal aposta suas fichas agora em "O Jardim", interpretada por Cláudia Pascoal.

Participante da versão portuguesa do The Voice, a jovem portuguesa se distingue pela voz doce e os inconfundíveis cabelos cor-de-rosa.

Defendendo a Letônia coma música "Funny Girl", a carioca Laura Rizzotto não passou para a próxima etapa e se despediu do festival nesta quinta. Agora, de brasileiro ficou Caetano Veloso, que fará uma participação especial no show de Salvador Sobral, ganhador do ano passado, na final do concurso, neste sábado (12).

Final do Eurovision

Sáb. (12), a partir das 16h, no canal TVE e no YouTube. Livre

 

Os finalistas

Albânia: Eugent Bushpepa

Alemanha: Michael Schulte

Austrália: Jessica Mauboy

Áustria: Cesár Sampson

Bulgária: EQUINOX

Chipre: Eleni Foureira

Dinamarca: Rasmussen

Eslovênia: Lea Sirk

Espanha: Amaia y Alfred

Estônia: Elina Nechayeva

Finlândia: Saara Aalto

França: Madame Monsieur

Hungria: AWS

Irlanda: Ryan O'Shaughnessy

Israel: Netta

Itália: Ermal Meta e Fabrizio Moro

Lituânia: Ieva Zasimauskait?

Moldávia: DoReDos

Noruega: Alexander Rybak

Países Baixos: Waylon

Portugal: Cláudia Pascoal

Reino Unido: SuRie

República Tcheca: Mikolas Josef

Sérvia: Sanja Ili? & Balkanika

Suécia: Benjamin Ingrosso

Ucrânia: MELOVIN

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.