Cinco filmes com caminhões para assistir durante a crise

Caminhoneiros já tiveram seu momento de protagonismo no cinema

Sandro Macedo
São Paulo

Um caminhão que vale por um filme. Para quem acha que os caminhoneiros nunca tiveram seu momento de protagonismo no cinema, confira a seleção de filmes abaixo, com sindicalista, geólogo, psicopata e até… Stallone!

Cena do filme "Encurralado" (1971), de Steven Spielberg
Cena do filme "Encurralado" (1971), de Steven Spielberg - Reprodução

Caminhoneiro nervoso

Em uma estrada americana no meio do nada, "Encurralado" mostra um motorista implacavelmente perseguido por um caminhoneiro, o qual nunca vemos o rosto. Era Steven Spielberg em 1971. Anos depois ele manteve o suspense, só trocou a estrada pelo mar e o caminhão por um tubarão. 

Mel Gibson no filme "Mad Max 2 - A Caçada Continua"
Mel Gibson em cena de "Mad Max 2 - A Caçada Continua" - Reprodução

Me dá essa gasolina

Num futuro pós-apocalíptico, a gasolina se torna o bem mais precioso. Em "Mad Max 2 - A Caçada Continua", o ex-policial Max (Mel Gibson) se torna uma espécie de guerreiro das estradas, ajudando um grupo a fugir com um caminhão cheio de gasolina (será?) de uma gangue meio nervosa.

Cena do filme "Hoffa", com Jack Nicholson e Danny DeVito
Cena do filme "Hoffa", com Jack Nicholson e Danny DeVito - Reprodução

O sindicalista

"Hoffa" é a cinebiografia de Jimmy Hoffa (interpretado por Jack Nicholson), líder sindical que transformou o sindicato dos caminhoneiros em um dos mais importantes dos EUA, liderando greves e protestos. Sua morte foi atribuída à máfia, mas até hoje é um mistério.

Cartaz do filme "Falcão, o Campeão dos Campeões", com Sylvester Stallone
Cartaz do filme "Falcão, o Campeão dos Campeões", com Sylvester Stallone - Reproducao

Caretas e bíceps

Sylvester Stallone mostra bíceps, caretas, caretas e bíceps sem parar em "Falcão - O Campeão dos Campeões". Ele é um caminhoneiro que tenta reconquistar o afeto do filho, vende o caminhão, pega o dinheiro e aposta num torneio de queda de braços que dá como prêmio... um caminhão. Entendeu?

Cena de "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo"
Cena de "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo" - Reprodução

Caminhoneiros também amam

A bordo de um caminhão, um geólogo atravessa o sertão nordestino para pesquisar um percurso para um canal. No caminho, descobre uma sensação de isolamento, como a das estradas que percorre, nesse sensível filme brasileiro de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz: "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.