Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha apresenta edição bilíngue de obra de Mark Twain

Em versão espirituosa da Bíblia, Adão se incomoda com natureza curiosa de Eva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

E se o primeiro casal da humanidade ganhasse voz própria? O que eles diriam sobre o mundo que os cerca e sobre si mesmos? O escritor americano Mark Twain (1835-1870) traz sua versão humorística dos primeiros livros da "Bíblia" no quinto volume da Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura.

A edição, que chega às bancas neste domingo (6), traz o conto em versão bilíngue, com textos lado a lado em cada idioma, o que possibilita compará-los rapidamente.

O escritor norte-americano Mark Twain em sua cama, em Hartford (EUA) - The New York Times

É uma oportunidade ao estudante de língua inglesa de entrar em contato com a obra desse autor que, segundo o jornalista e consultor desta Coleção Folha, Manuel da Costa Pinto, foi um grande retratista e jornalista. "Ele tem um estilo direto, embora pontuado de ironia e agudeza, que é acessível ao leitor."

O volume da Coleção Folha também dá acesso a uma plataforma digital, com versões da trama em PDF e em áudio.

Em "O Diário de Adão e Eva", o autor narra em primeira pessoa experiências e pensamentos do primeiro casal no Jardim do Éden.

"Ela me contou que foi feita de uma costela que tiraram do meu corpo. É algo no mínimo questionável, ou pior. Eu não perdi costela nenhuma", registra Adão, em seu diário, em referência a Eva.

A narrativa, que surgiu do interesse do autor pela criação do mundo, se mostra espirituosa acerca das desavenças entre os primeiros habitantes do planeta, segundo a "Bíblia".

Eva é uma mulher livre e disposta a conhecer e conviver com o mundo. Seu empenho é inesgotável, o que a leva inclusive a descobrir o fogo. Ela acredita ser um experimento e está curiosa a respeito de Adão. Este, por sua vez, está incomodado com a natureza curiosa dela.

Sua rotina fica bagunçada com nomes e barulhos criados por Eva, que espalha placas de "Não pise na grama". "Minha vida não é mais tão feliz como era", lamenta Adão.

A construção mais humanizada dos personagens toca também em estereótipos que envolvem os gêneros. Eva possui traços tradicionalmente femininos, como o amadurecimento precoce e a criação dos filhos. Adão se mostra preguiçoso, pouco imaginativo e por vezes machista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.