Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha para as crianças traz 'Cinderela'

Versão do conto de fadas para ópera, assinada por Rossini e Ferreti, chega às bancas no dia 27/5

Figurino de uma das adaptações de ‘Cinderela’ exposto em mostra em Moulins, na França - Thierry Zoccolan/AFP
Cristiane Martins
São Paulo

História conhecida por crianças e adultos, "A Cinderela" chega às bancas no domingo (27) pela Coleção Folha Concertos e Óperas para as Crianças.

O 15º volume apresenta ao pequeno leitor uma das várias versões deste conto de fadas. Nesta edição, três irmãs vivem em uma antiga mansão, onde têm tarefas bastante diferentes. Enquanto Cinderela passa o dia cuidando de serviços domésticos, as outras duas se dedicam a enfeitar-se e admirar-se diante do espelho.

Num belo dia alguém bate à porta. São os mensageiros do príncipe com um convite para uma festa na qual o herdeiro real escolherá uma noiva para se casar.

O príncipe, que prefere conhecer as jovens do reino sem que elas o reconheçam, usa um disfarce para entrar na mansão onde vive Cinderela. Enquanto os mensageiros distribuem convites, ele finge ser um criado.

Ele se apaixona por Cinderela à primeira vista. Mas, quando chega o dia do grande baile, ela é proibida de sair pelo seu padrasto. Porém, a heroína fará de tudo para conseguir ir à festa.

Estão presentes temas como bondade, determinação e egoísmo, mas o pequeno leitor identificará diferenças entre a história narrada no 15º volume da coleção Folha e as mais diversas adaptações da história original do francês Charles Perrault (1623-1703), a exemplo do famoso desenho da Disney, de 1950.

A releitura apresentada nesta edição é uma adaptação ilustrada da ópera do italiano Gioacchino Rossini (1792-1868), com libreto assinado por seu conterrâneo Jacopo Ferreti (1789-1852).

A edição oferece uma oportunidade aos jovens de conhecerem a versão em ópera deste clássico conto de fadas, com CD com oito faixas interpretadas pela Orquestra da Rádio SWR (Kaiserslautern), regida pelo eslovaco Alberto Zedda.

O livro traz passatempos, ilustrações e explica às crianças a relação entre as músicas executadas pela orquestra e trechos do conto de fadas narrados na edição.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.