Coleção Folha para crianças traz adaptação de 'Rinaldo', ópera de Haendel

O 16º volume da série de concertos e óperas chega às bancas no domingo (3/6)

O compositor alemão Handel - Divulgação
 
Cristiane Martins
São Paulo

Batalhas por união e libertação permeiam o 16º volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças, que chega às bancas no domingo (3/6).

O volume apresenta ao pequeno leitor uma trama cheia de faz-de-conta, conflitos e encantos, além de abordar temas como amor, magia, coragem e a luta entre o bem e o mal.

"Rinaldo", de Haendel, estreou em 1711 e transporta o público para um mundo mágico de reis, bruxas, sereias e cavalaria. O capitão do exército cristão, Goffredo, se prepara para uma importante batalha contra o rei Argante, que tomou Jerusalém. A chance de vitória aumentará se o corajoso cavaleiro Rinaldo participar —e ele está noivo de Almirena, filha de Goffredo.

A batalha começará em três dias. Por isso, o rei Argante procura a bruxa Armida a fim de usar magia a seu favor na batalha. A feiticeira diz que se o cavaleiro Rinaldo participar, eles perderão. Caso contrário, vencerão e Argante será para sempre o Rei de Jerusalém.

O 16º volume da Coleção Folha inclui uma versão da história adaptada para o pequeno leitor, passatempos e um CD com oito faixas interpretadas pela Orquestra Aradia Ensemble sob regência de Kevin Mallon. O livro explica a relação entre as músicas e os trechos da história.

"'Rinaldo' traz aquela que talvez seja a mais conhecida ária de Haendel, 'Lascia Ch'io Pianga'", afirma o jornalista e curador desta Coleção Folha, Irineu Franco Perpetuo.

O compositor alemão, naturalizado britânico, morto em 1759, é tido como um dos maiores compositores de música barroca da história. Ele iniciou os estudos musicais ainda criança e começou a carreira aos 17 anos. Compositor e instrumentista, escreveu centenas de obras, dentre elas óperas, oratórias e hinos.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.