Descrição de chapéu
Cinema crítica de filmes

Delirante, comédia 'Gringo: Vivo ou Morto' é redundante e sem graça

Longa apresenta clichês sobre o México e personagens que formam uma galeria de idiotas

Alexandre Agabiti Fernandez
São Paulo

Gringo: Vivo ou Morto

  • Quando estreia nesta quinta (3)
  • Elenco David Oyelowo, Charlize Theron
  • Produção EUA/Austrália, 2018
  • Direção Nash Edgerton

Veja salas e horários de exibição

 

A legalização da maconha para uso medicinal em estados americanos deu origem a um mercado com crescimento vertiginoso e também a um tema cinematográfico, explorado nesta comédia delirante do australiano Nash Edgerton.

O imigrante nigeriano Harold (David Oyelowo) é o boa-praça por definição: honesto, esforçado, gentil. Mas terrivelmente ingênuo, pois acredita que todos que o rodeiam possuem as mesmas virtudes.

Ele tem um bom cargo na Cannabax Technologies, empresa que desenvolveu uma maconha medicinal em forma de comprimido. A empresa pertence ao amigo Richard (Joel Edgerton) e a Elaine (Charlize Theron) —uma dupla que esbanja ambição, cinismo e vulgaridade.

Mas de uma hora para outra a vida do pacato Harold vira de ponta-cabeça: descobre que está endividado, que é manipulado pelos patrões e, pior do que tudo, a empresa está para se vendida e ele vai para o olho da rua.

Harold viaja para o México com a missão de entregar a fórmula à fábrica e lá se mete numa série de enrascadas com o parceiro comercial da empresa, ou seja, um cartel de narcotraficantes, além de mercenários e da polícia.

A comédia procura emular o universo tresloucado de Quentin Tarantino e de certos filmes dos irmãos Coen, mas o resultado não convence.

"Gringo: Vivo ou Morto" cai na redundância sob o fascínio do excesso —de crueldade, reviravoltas, sarcasmo, absurdos, velhíssimos clichês sobre o México e mexicanos e personagens que formam uma autêntica galeria de idiotas.

Essa desmedida é meramente pirotécnica, nada tem de transgressiva. À medida que o filme avança tudo vai perdendo a graça e a profusão de extravagâncias se revela perfeitamente compatível com uma moral das mais tradicionais.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.