Documentário sobre impeachment de Dilma é premiado em Portugal

Longa 'O Processo' venceu duas categorias no festival de cinema IndieLisboa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O documentário nacional "O Processo", de Maria Augusta Ramos, venceu dois prêmios no festival de cinema português IndieLisboa, neste sábado (5).

No longa, a documentarista acompanha o julgamento do impeachment de Dilma Rousseff, mirando na estratégia de defesa da ex-presidente. O filme teve estreia mundial no Festival de Berlim, em fevereiro, e deve chegar aos cinemas brasileiros no dia 17/5.

"O Processo" foi escolhido como melhor longa-metragem pelo público e também pelo Júri Silvestre, seção do festival dedicada a filmes com linguagem original e que rejeitam fórmulas.

 

​A escolha do longa, segundo justificativa do festival, se deve à sua linguagem cinematográfica.

"Pela sua montagem aberta, que é fluente e elegante", diz o site da premiação. "Um drama político contado através da narrativa clássica sem cair no classicismo gramatical e formal."

"É um filme sobre a política brasileira que também mostra o processo universal de deslegitimação das instituições republicanas e lança uma nova luz sobre os perigos que ameaçam a democracia contemporânea", completa.

O prêmio principal da noite também foi para o Brasil. Dois longas nacionais dividiram o título de melhores da seleção: "Baronesa", de Juliana Antunes, e "Lembro Mais dos Corvos", de Gustavo Vinagre.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.