Descrição de chapéu Cinema

Dupla de 'Juno' se reúne em comédia dramática sobre depressão pós-parto

Charlize Theron vive mãe de três que contrata a babá noturna Tully, uma Mary Poppins moderna

 
Rodrigo Salem
Los Angeles

A parceria entre o diretor Jason Reitman e a roteirista Diablo Cody ultrapassa uma década. Depois da delicadeza esperta de “Juno” (2007), voltaram a se encontrar para falar sobre a infantilização de uma escritora mimada em “Jovens Adultos” (2011). Agora, a dupla se reúne novamente em “Tully”, completando uma trilogia involuntária sobre mulheres em diferentes estágios da vida.

“Sinto que estamos criando um diário sincero sobre nossas vidas”, afirma Reitman. “A cada cinco anos, Diablo escreve um roteiro que descreve perfeitamente o que estamos vivendo naquele período. Então, faço um filme. Espero fazer isso para sempre, mas não tínhamos ideia de que estaríamos contando histórias juntos quando fizemos ‘Juno’.”

Em “Tully”, os dois se juntam também a Charlize Theron, protagonista de “Jovens Adultos”, que está em uma das suas melhores performances, despida de vaidades e excessos. “Tenho sorte de ter uma atriz sem ego e sedenta por correr riscos”, afirma o diretor.

A atriz interpreta a mãe de duas crianças que precisa lidar com o nascimento de uma terceira. “Os filmes sobre gravidez normalmente mostram as mães sem dormir por causa dos bebês. Já vimos isso antes, não haveria novidade”, alfineta Reitman. “Mas há assuntos que as mulheres não falam nem com as amigas ou familiares, como depressão pós-parto e o sentimento de ser mãe, mas, ao mesmo tempo, se sentir a pior pessoa que existe. Queria ser bastante honesto sobre esse assunto.”

A inspiração veio da própria Diablo Cody, mãe de três filhos e prestes a completar 40 anos. No filme, a personagem de Theron começa a rever a própria juventude ao contratar Tully (Mackenzie Davis), uma “babá noturna”. 

A jovem que se encarrega de cuidar do bebê e da casa enquanto a família dorme. De repente, a vida da mãe muda completamente. Ela volta a aproveitar a vida, a cuidar dos filhos mais velhos com mais energia e surpreende até o marido desleixado (Ron Livingston).

A semelhança com Mary Poppins não é coincidência. “Ela é uma homenagem à personagem, claro. Até a jaqueta e o broche que Tully usa são de Mary Poppins”, afirma. “Todos os meus longas com Diablo possuem um elemento de autoilusão. ‘Juno’ é sobre uma adolescente fingindo ser adulta. ‘Jovens Adultos’ é sobre uma adulta fingindo ser adolescente. Isso não acontece quando você vira pai ou mãe. Você precisa parar de mentir para si mesmo e dizer adeus à adolescência.”

Veja salas e horários de exibição.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.