Descrição de chapéu festival de cannes Cinema

Estava cansado de ler HQs com heróis brancos, diz diretor de 'Pantera Negra'

Em Cannes, Ryan Coogler também cita filmes marcantes de sua vida, como 'Cidade de Deus'

O diretor Ryan Coogler posa para fotógrafos no Festival de Cannes
O diretor Ryan Coogler posa para fotógrafos no Festival de Cannes - Loic Venance/AFP
Guilherme Genestreti
Cannes (França)

Diretor do maior sucesso do ano, "Pantera Negra" (por enquanto), o cineasta Ryan Coogler fez uma palestra para uma sessão lotada durante o Festival de Cannes, na qual disse que o longa brasileiro "Cidade de Deus" abriu sua mente e afirmou que conheceu o super-herói da Marvel porque estava cansado de só ler HQs com personagens brancos.

“Quando comecei a fazer o filme, voltei à loja de quadrinhos da minha infância”, disse o diretor nascido em Oakland, na Califórnia. “Ela ficava entre a escola e a quadra de basquete em que eu jogava. Uma vez, disse ao vendedor que estava cansado de ler HQs sobra brancos. E ele me mostrou 'Pantera Negra'."

Quando respondeu sobre os filmes que o marcaram, citou o brasileiro "Cidade de Deus" como um dos títulos que abriram sua mente. “Foi o primeiro filme estrangeiro que assisti”, lembra.

“Diziam que era um épico de gângsteres feito no Brasil, e aquilo abriu minha mente. Me fez viajar para outro país”, disse ele, elogiando o longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund.  

Coogler, 31, também contou de outros filmes marcantes em sua trajetória: “Os Donos da Rua”, de John Singleton, “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, “Amores Brutos”, de Alejandro Iñarrítu  González,  “E Sua Mãe Também”, de Alfonso Cuarón, e filmes de gângsteres. Contou também ter visto “Malcolm X”, de Spike Lee, aos seis anos.

O jornalista se hospeda a convite do festival

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.