Estou devastado, diz Morgan Freeman sobre acusações de assédio

Ator diz que elogios e piadas não deveriam ser confundidos com abuso e assédio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ator Morgan Freeman
O ator Morgan Freeman - Richard Shotwell/Invision/AP

Em sua segunda nota divulgada desde que foi acusado, nesta quinta (24), de cometer assédio sexual, Morgan Freeman se diz devastado pelas acusações.

O ator, de 80 anos, foi denunciado em uma reportagem da CNN por uma assistente de produção, que o acusa de comportamento sexual abusivo durante gravações, em 2015, da comédia “Despedida em Grande Estilo” (2017).

Segundo a CNN, outras acusações contra Freeman também foram relatadas –16 pessoas foram ouvidas, oito das quais se disseram vítimas de assédio ou comportamento abusivo.

Entre os depoimentos, diz a publicação, está o de uma mulher que foi da equipe de produção do filme "Now You See Me", em 2012: ela disse que Freeman a assediava sexualmente e também uma assistente, fazendo comentários sobre seus corpos.

No novo comunicado, o ator disse que "não é correto igualar incidentes horríveis ou abuso sexual a piadas ou elogios mal colocados".

"Oitenta anos da minha vida correm o risco de ser destruídos num piscar de olhos", diz ele na nota.

Freeman defende que fez piadas que não foram bem compreendidas por quem o acusa. Ele diz ser alguém "com necessidade de tentar fazer as mulheres —e os homens— se sentirem admirados e relaxados na sua presença".

"Quero ser claro: não criei ambientes de trabalho inseguros. Não abusei de mulher. Não ofereci emprego ou aumento em troca de sexo. Qualquer sugestão que eu o tenha feito é completamente falsa", disse.

ASSÉDIO EM HOLLYWOOD

Confira a seguir um resumo sobre os principais casos de assédio sexual e estupro em Hollywood reportados recentemente.

Harvey Weinstein
No caso que foi o estopim para a avalanche de acusações em Hollywood, o outrora poderoso produtor de 65 é acusado de ter assediado e estuprado mulheres ao longo de três décadas. Entre as vítimas estão Angelina Jolie, Ashley Judd e Gwyneth Paltrow. Bob Weinstein, irmão de Harvey, também foi acusado de assédio.

James Toback
Segundo o "Los Angeles Times", mais de 30 mulheres denunciaram o diretor e roteirista de 72 anos de cometer assédio sexual. Autor da reportagem, Glenn Whipp disse ter sido contatado por 193 mulheres com acusações semelhantes contra Toback, autor do roteiro de filmes como "Bugsy" e "O Apostador".

Roman Polanski
Além de ter estuprado uma garota de 13 anos em 1977, o cineasta franco-polonês de 84 anos também é alvo de, pelo menos, outras quatro acusações contra mulheres menores de idade, entre elas a atriz Charlotte Lewis. Em Paris, uma retrospectiva de sua obra foi alvo de críticas por um grupo feminista.

Dustin Hoffman
O ator que tem hoje 80 anos é acusado de ter assediado sexualmente a escritora Anna Graham Hunter, então com 17 anos, no set do telefilme "A Morte de um Caixeiro-Viajante", em 1985. Ele teria falado de sexo para ela e a apalpado. Hoffman se desculpou e disse que aquilo não "reflete" quem ele é.

Brett Ratner
A atriz Natasha Henstridge diz ter sido forçada a fazer sexo oral no diretor de "A Hora do Rush" e "X-Men: O Confronto Final" nos anos 1990. Além dela, outras atrizes e modelos, como Olivia Munn e Jaime Ray Newman, também relatam casos semelhantes envolvendo ele. Rattner, 48, nega as acusações.

Ed Westwick
O ator conhecido por "Gossip Girl" foi acusado de estupro por Kristina Cohen e Aurélie Wynn. Ele nega. A polícia de Los Angeles abriu investigação sobre o primeiro caso. Com isso, a BBC suspendeu a exibição "Ordeal by Innocence". As gravações já iniciadas da segunda temporada de "White Gold", da Netflix, também foram suspensas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.