Descrição de chapéu festival de cannes Cinema

Filme de youtuber brasileiro Joe Penna ganha elogios em Cannes

'Arctic' é um drama de sobrevivência ancorado num único personagem, com cenas de privação e poucos diálogos

Guilherme Genestreti
Cannes (França)

Selecionado para o Festival de Cannes, mas fora da disputa pela Palma de Ouro, “Arctic”, estreia do brasileiro Joe Penna, foi recebido com elogios pela imprensa internacional.

Para a revista Variety, “com seu estilo independente, [Arctic] é o anti-‘Náufrago’. É o que o torna bom e cativante. Deixa que a sobrevivência pareça crua como ela de fato é”.

No inglês Guardian, o filme alcançou a cotação de quatro estrelas em cinco possíveis e teve a direção de Penna qualificada como “segura”. A crítica do inglês Guardian também se empolgou, qualificando como “segura”. “Será interessante ver o que ele [Penna] fará na sequência”, finalizou.

 

Com o ator dinamarquês Mads Mikkelsen (de “A Caça”), o filme acompanha o drama de um sobrevivente de um acidente, perdido no deserto gelado do Ártico.

O estilo de trama conduzida por um único personagem com poucos diálogos é velho conhecido do público. Foi explorada em títulos como “Náufrago”, com Tom Hanks, “127 Horas”, com James Franco, “O Regresso”, com Leonardo DiCaprio, e “Até o Fim”, com Robert Redford —único dos citados que não foi indicado ao Oscar pelo trabalho.

Paulistano de 30 anos radicado na Califórina, Jônatas de Moura Penna era antes mais conhecido como o youtuber MysteryGuitarMan. 

Sua participação em Cannes fez com que o filme, ainda sem previsão de estreia no Brasil, fechasse um acordo de distribuição nos EUA. 

O jornalista se hospeda a convite do festival


 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.