Descrição de chapéu festival de cannes Cinema

Filme sul-coreano 'Burning' vence prêmio da crítica em Cannes

O prêmio é concedido pela Fipresci, organização que reúne críticos de cinema de vários países

Produtor sul-coreano Lee Jong-Dong (primeiro à esquerda), e os atores Steven Yeun, Jun Jong Seo, Yoo Ah-in e o diretor Lee Chang-Dong acenam ao público em Cannes
Produtor sul-coreano Lee Jong-Dong (primeiro à esquerda), e os atores Steven Yeun, Jun Jong Seo, Yoo Ah-in e o diretor Lee Chang-Dong acenam ao público em Cannes - Loic Venance/AFP
Guilherme Genestreti
Cannes

“Burning”, dirigido pelo sul-coreano Lee Chang-dong, foi escolhido como o melhor filme da competição do Festival de Cannes, segundo a crítica. A vitória foi anunciada na tarde deste sábado (19), poucas horas antes da divulgação da Palma de Ouro, eleita pelo júri. 

Baseado em conto do japonês Haruki Murakami, o filme se desenrola sob a perspectiva de Lee Jong-soo (Yoo Ah-in), jovem do interior que se muda para Seul e reencontra Haemi (Jeon Jong-seo), uma garota que insiste ter sido sua vizinha na infância. 

O aspirante a escritor se interessa por Haemi imediatamente, mas quando ela some inexplicavelmente, ele passa a suspeitar do recém-chegado Ben (Steven Yeun), playboy com apetite por incendiar estufas. 

O prêmio é concedido pela Fipresci, organização que reúne críticos de cinema de vários países. 

A entidade também votou em “Girl”, produção belgo-holandesa dirigida por Lukas Dhont, como o melhor filme da seção Um Certo Olhar. A obra conta a história de uma menina transgênero que sonha em se tornar uma bailarina. 

Na mostra Semana da Crítica o vencedor foi “One Day”, da húngara Zsófa Szilagyi, sobre uma mulher de vida atribulada que tem de lidar com o marido adúltero. 

O jornalista se hospeda a convite do Festival de Cannes

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.