Portugal engorda calendário de festivais do verão europeu

A partir de junho, país terá eventos que vão do pop internacional ao jazz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Público no NOS Alive, em Lisboa, em 2017; Portugal tem boom de festivais musicais
Público do NOS Alive, em Lisboa, no ano passado - Arlindo Camacho/Divulgação
Lisboa

Portugal entrou de vez no roteiro dos festivais de verão da Europa. Em 2018, mais de 2,5 milhões de espectadores devem curtir espetáculos musicais que trarão ao país de estrelas do pop internacional até nomes emergentes do jazz.

A temporada começa no norte. Entre 7 e 9 de junho, a cidade do Porto recebe o NOS Primavera Sound, versão portuguesa do consagrado festival homônimo espanhol, sucesso de público há 17 anos em Barcelona. 

Na edição lusitana, que existe desde 2012, o lineup é eclético, com nomes como a australiana Lorde e o rapper nova-iorquino A$AP Rocky.

Já tradicional, o Rock in Rio terá sua sétima edição em Lisboa. Serão dois fins de semana —23 e 24 e 29 e 30 de junho— que prometem um desfile de hits internacionais. 

A edição marca a estreia de Anitta no palco da Cidade do Rock. O dia da apresentação da brasileira, que terá ainda Bruno Mars e Demi Lovato, foi o primeiro a esgotar.

O festival terá ainda o retorno de Ivete Sangalo, que participou de todas as edições do Rock in Rio lisboeta. A baiana irá se apresentar no dia 30 de junho, antes de Katy Perry. 

Muse, Bastille, The Chemical Brothers e Jessie J também fazem parte da seleção de participantes do festival.

De 12 a 14 de julho, a capital portuguesa recebe mais uma enxurrada de grandes nomes internacionais no NOS Alive: Pearl Jam, Queens of the Stone Age, Nine Inch Nails, Frans Ferdinand  e The National são alguns dos destaques. 

Com a proposta de unir cerveja e rock n’ roll, o Super Bock Super Rock acontece em uma localização privilegiada, às margens do rio Tejo. De 19 a 21 de julho, nomes como The XX, Justice e Julian Casablancas e The Voidz se apresentam no palco principal. 

Os portugueses também têm apostado em festivais em localizações inusitadas e no público segmentado. 
Em Zambujeira do Mar, uma vila de pescadores no Alentejo, o Meo Sudoeste conjuga música, praia e contato com a natureza entre 7 e 11 de agosto.

Quem compra o passe para o festival —que neste ano tem entre suas estrelas J Balvin e Shawn Mendes— ganha direito a montar uma barraca em um camping anexo, com infraestrutura para receber milhares de espectadores. 

Do outro lado de Portugal, o Vodafone Paredes de Couras, de 15 a 18 de agosto, também aposta no camping e na natureza. Uma enorme praia fluvial faz a festa dos participantes do evento, de pegada mais alternativa, com nomes como Arcade Fire e Pussy Riot. 

No mundo premium, a 15ª edição do EDP Cool Jazz vai encher Cascais com artistas consagrados, em um ambiente que promete passar longe do caos dos megafestivais. 

David Byrne (centro), uma das atrações de 2018 em Portugal - Mario Anzuoni/Reuters

David Byrne, Van Morrison e Norah Jones estão entre os nomes confirmados, apresentando-se de 11 a 31 de julho.

“Também preservamos a opção de lugares sentados, a facilidade dos acessos, um ‘food court’ distinto e o uso de um espaço arquitetônico e paisagístico do século 18, algo totalmente único no contexto dos habituais festivais de música”, enumera Karla Kampos, diretora do festival. 

A programação completa dos eventos pode ser acompanhada no site portuguesemusicfestivals.com.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.