Descrição de chapéu

Produção que revive 'Karatê Kid' para a geração digital repete receita de sucesso

'Cobra Kai' retoma a história da rivalidade entre Daniel LaRusso e Johnny Lawrence

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

William Zabka e Ralph Macchio em Cobra Kai (2018)
Lawrence (William Zabka) volta a encarar LaRusso (Ralph Macchio) em ‘Cobra Kai’  - Divulgação
Marco Aurélio Canônico
Rio de Janeiro

Cobra Kai

  • Onde no YouTube
  • Preço R$ 3,90 por episódio (os dois primeiros são grátis)

Quem assistiu a "Karatê Kid" (1984) —e quem não?— deve se lembrar de um momento da luta final em que o playboy loiro Johnny Lawrence, antagonista do bom-moço Daniel LaRusso, mostra um traço de decência que não havia aparecido até então.

É quando seu mestre lhe pede que dê um golpe irregular na já ferida perna de seu adversário; Lawrence entende a deslealdade do pedido e titubeia, mas cede à pressão. Acaba perdendo a luta, e termina o filme reconhecendo o mérito do oponente.

É esse personagem mais complexo, menos unidimensional, que protagoniza "Cobra Kai", série de dez episódios criada pelo YouTube e lançada neste mês —os dois primeiros estão disponíveis gratuitamente, os demais são pagos.

Ela retoma a história da rivalidade entre Lawrence (William Zabka) e LaRusso (Ralph Macchio) 34 anos depois do primeiro filme, usando os atores originais (também coprodutores-executivos) e várias referências ao passado.

Após aquela fatídica luta no torneio de caratê juvenil, o loiro marrento e boa-pinta se tornou um fracassado em todos os aspectos.

Vive de bicos, se embebeda, teve um casamento tumultuado do qual resultou um filho abandonado e problemático.

Daniel-san, por outro lado, virou a encarnação do sonho americano: empresário bem-sucedido, com uma bela casa e uma família feliz. Tudo isso por conservar em si as lições de vida do sr. Miyagi (o já morto Pat Morita, que só aparece em flashbacks).

Após um reencontro fortuito dos dois e um incidente que reencena outro mostrado em "Karatê Kid", Lawrence decide reabrir a escola de luta em que se criou, a Cobra Kai.

Essa atitude gera reação de LaRusso, que também resgata seu caratê e arranja um novo pupilo. Cada um a seu modo, os dois lutadores tornam-se reflexos dos professores que tiveram.

Ao longo dos episódios, pipocam inúmeras referências aos filmes originais: desde flashbacks de cenas famosas até a repetição de acontecimentos do passado, revividos pelos adolescentes da trama.

Há também boas sacadas, como quando Johnny reconta, a partir de sua perspectiva, os incidentes do primeiro "Karatê Kid" —em sua narrativa, o filme se transforma numa história de amor perdido, na qual Daniel é o vilão.

Por fim, há muito humor —em boa parte vindo do choque de gerações entre os senseis coroas e os adolescentes com quem se relacionam. E, é claro, um golpe novo da cartilha acrobática e infalível do sr. Miyagi.

Ainda que por vezes soe simplória e previsível, "Cobra Kai" traz em si a receita do sucesso do longa de 1984 (não por acaso, vem repetindo tal sucesso): é divertida, bem-intencionada e cheia de gente pela qual dá vontade de torcer.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.