Descrição de chapéu artes plásticas

Revista independente vira exposição de arte para crianças no Sesc Belenzinho

Mostra 'Yoyo - Tudo que Vai, Volta', criada a partir de zine homônimo, reúne obras que podem ser tocadas pelo público

Nathalia Durval
São Paulo

A experiência com produção de revistas mensais e a procura por publicações voltadas às crianças que unissem bons conteúdos a estéticas diferentes motivaram a jornalista Liana Mazer a criar sua própria revista infantil, em 2013.

Cinco anos após a primeira publicação, o material serviu de base para montar a “Yoyo - Tudo que Vai, Volta”, exposição de arte contemporânea para crianças, que abre neste sábado (5), no Sesc Belenzinho.

A mostra foi feita para as crianças tocarem e interagirem com as obras. Ao todo, são oito trabalhos de nove artistas plásticos, como Raul Mourão, Franklin Cassaro e a dupla Gisele Motta e Leandro Lima.

O tema central que as conecta é a ideia de movimento, que parte do título da primeira edição da revista, “Tudo que Vai, Volta”, diz o curador Ricardo Ribenboim.

Em “Vai e Vem”, as ondas do mar criadas em madeira pela escultora Sandra Cinto balançam quando o público aciona manivelas. O mesmo sistema é usado para acionar os bondinhos fabricados pelo paulistano Guto Lacaz.

Já a artista gaúcha Regina Silveira convidou crianças para brincarem com as sombras de objetos comuns, como chaves, óculos e tesouras. As silhuetas obtidas se transformaram em adesivos de vinil fixados nas paredes.

No projeto da artista plástica Lia Chaia, o público é convidado a caminhar pelo espaço calçando “setamancos”, sandálias de madeira que possuem setas direcionado o percurso para a esquerda, para a direita, para frente e para trás.

Um grupo de crianças visitou o ateliê dos expositores e produziu retratos e textos sobre cada um, explicando o processo de seus trabalhos e relatando as impressões da experiência.

O material foi reunido, junto com brincadeiras criadas pelos artistas, em um catálogo no formato do zine "Yoyo", distribuído na mostra.

A jornalista Liana Mazer planeja mais edições da revista, produzidas com o próprio dinheiro. Cerca de 20 ilustradores colaboram em cada edição, que tem tiragem de mil exemplares.

Ao todo, foram quatro edições, publicadas entre 2013 e 2015. A próxima será lançada no fim do mês, com o tema “do avesso”.

As páginas dos zines reúnem histórias, receitas culinárias, brincadeiras e passatempos. O conteúdo ainda inclui ilustrações, fotografias e referências à arte e à cultura pop.

Temáticas, as edições abordam diversas áreas, como música, cinema e literatura. Há, por exemplo, uma boneca de vestir da Bjork e recortes com obras de Andy Warhol, Salvador Dali e Van Gogh.

Os exemplares são vendidos em feiras de publicações independentes, como a Plana e a Miolo(s), e também podem ser encontrados em alguns pontos da cidade, como a Banca Tatuí e a Livraria NoveSete. ​

Mazer começou com a ideia de montar uma feira de publicações para crianças. Em contato com Ricardo Ribenboim, transformaram o projeto em uma mostra.

“A intenção foi fazer uma exposição para crianças que não precisa de intermediação. Acho que a coisa tem que fluir normalmente, como um processo que faz parte do cotidiano delas, de sentir e entender que aquilo é arte”, diz Ribenboim.

A programação no Sesc ainda inclui oficinas, bate-papos e feira de arte impressa e publicações independentes nos dias 26 e 27 de maio.

Yoyo - Tudo que Vai, Volta
Sesc Belenzinho, r. Padre Adelino, 1.000, tel. (11) 2076-9700. De ter. a sáb., das 10h às 21h e dom., das 10h às 19h30. Grátis. Até 22/7.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.