Descrição de chapéu
Cinema

'Verdade ou Desafio' é filme de terror que não deu certo

Única coisa verdadeiramente assustadora do longa é que ele pode ganhar uma sequência

Thales de Menezes
São Paulo

Verdade ou Desafio (Truth or Dare)

  • Quando estreia nesta quinta (3)
  • Elenco Lucy Hale, Tyler Posey, Violett Beane
  • Produção EUA, 2018
  • Direção Jeff Wadlow

Veja salas e horários de exibição

 

"Truth or dare?", traduzido aqui para "verdade ou desafio?", é o jogo em que pessoas fazem uma roda e intimam uns aos outros. Quem escolhe "verdade" tem de responder a uma pergunta, de certo comprometedora. Se escolhe "desafio", tem de cumprir uma tarefa, nem sempre agradável.

A brincadeira é popular entre jovens americanos, daí surge a ideia do pretenso "Verdade ou Desafio", que chega aos cinemas do Brasil. Os produtores pensaram que o jogo era apropriado a um bom longa de terror. Não deu certo.

Na bilheteria até foi bem (custou US$ 3,5 milhões e rendeu US$ 35 milhões), a ponto de uma sequência ser cogitada. Mas a única explicação é ter sido assistido por plateias de jovens tão intelectualmente limitados quanto os protagonistas da trama do filme.

Na longa, um grupo de universitários americanos passa feriados no México. Eles conhecem um rapaz que os leva para passar a noite numa mansão abandonada e sugere a brincadeira. A partir de então, eles passam a ter alucinações que propõem a cada um a pergunta do jogo.

Quem não cumpre a tarefa morre. Quem aceita dizer a verdade dispara revelações terríveis para os amigos, e o grupo começa a enlouquecer em busca de uma saída.

Claro que a cartilha dos filmes de terror para jovens se impõe. Como em exemplares do gênero, a curiosidade em assistir até o final é descobrir quem vai sobrar além da principal bonitinha do elenco.

No caso, são duas, Olivia e Markie, melhores amigas. O fato de a primeira desejar o namorado da outra terá papel decisivo no desenvolvimento do enredo. Se é possível falar em desenvolvimento, já que a história não vai a lugar algum. Não há qualquer explicação sobre o tal feitiço.

O elenco até funciona bem, mas o problema é que não existe um roteiro que sustente qualquer esforço dos atores ou do diretor Jeff Wadlow, que fez um filme de herói bem bacana, "Kick-Ass 2" (2013).

A única coisa realmente assustadora que esse filme pode suscitar é um possível "Verdade ou Desafio 2".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.