Descrição de chapéu Artes Cênicas

Após críticas de que seria 'branca demais', Fabiana Cozza renuncia ao papel de Dona Ivone Lara

Cantora havia sido indicada pela família da sambista para interpretá-la em musical

A cantora Fabiana Cozza na "Ocupação Dona Ivone Lara", no Itau Cultural, em 2015 - Greg Salibian/Folhapress
São Paulo

A cantora Fabiana Cozza, que estava escalada para interpretar Dona Ivone Lara num musical sobre a sambista, renunciou ao papel no último fim de semana.

Ela foi alvo de críticas, muitas vindas do movimento negro, de que seria “branca demais” para viver Dona Ivone.

Filha de pai negro (Osvaldo dos Santos, puxador da escola de samba Camisa Verde e Branco) e mãe branca, a paulistana Cozza, 42, é grande conhecedora do repertório de Ivone Lara. 

Já em seu segundo álbum, “Quando o Céu Clarear” (2007), gravou “Doces Recordações”, composição de Ivone Lara e Délcio Carvalho, e “Tendência”, parceria de Jorge Aragão com a sambista —que chegou a participar de alguns shows com a paulistana.

Em abril passado, pouco antes da morte de Ivone Lara, aos 96, Cozza fez uma série de shows em sua homenagem.

Foi a própria família da sambista quem indicou o nome de Cozza à produção do musical, que tem previsão de estreia em setembro no Teatro Carlos Gomes, no Rio. A divulgação do elenco foi feita na última quarta-feira (30/5).

"Não é sobre talento, é sobre respeitar a biografia de uma pessoa que foi o que foi, inclusive por ter a pele escura, coisa que Fabiana não tem", escreveu a página Site Mundo Negro após o anúncio.

"Se não reclamar do colorismo [termo que relaciona a quantidade de melanina da pele de uma pessoa com o racismo que ela sofre]... O próximo passo é o whitewashing [embranquecimento]", disse a página Inspiração Negra.

Neste domingo (3), Cozza publicou em suas redes sociais uma carta de renúncia ao papel na qual diz "ter dormido negra numa terça-feira e numa quarta, após o anúncio do meu nome como protagonista do musical, acordar 'branca' aos olhos de tantos irmãos".

"Renuncio porque falar de racismo no Brasil virou papo de gente 'politicamente correta'. E eu sou o avesso. Minha humanidade dói fundo porque muitas me atravessam. Muitos são os que gravam o meu corpo. Todas são as minhas memórias", afirmou.

Alguns internautas responderam à carta, dizendo que a cantora "não havia entendido" as críticas. Segundo eles, as manifestações não seriam voltadas à figura de Cozza, mas à tentativa de "clarear a imagem de Dona Ivone", que era negra retinta. "Não é justo com ela, não é justo conosco, que lutamos todos os dias contra esse racismo", disse uma usuária.

A produção do musical se reunirá nesta segunda (4) para decidir como procederá com a saída de Cozza.

“Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro – O Musical!” tem dramaturgia e direção de Elísio Lopes Jr. e direção musical de Rildo Hora , acompanhado de Jarbas Bitencourt e Guilherme Terra, maestro do musical.

O espetáculo foi idealizado por Jô Santana dentro de um projeto em homenagem a nomes do samba, que já deu origem a “Cartola, O Mundo É um Moinho” (2016) e também deve contar com uma produção sobre Martinho da Vila.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.