Descrição de chapéu Artes Cênicas

Após doença, pai e filho revisitam sua história pessoal na peça 'Tripas'

Texto de Pedro Kosovski, atuado pelo pai, Ricardo, aborda internação e viagem ao Oriente Médio

Ricardo Kosovski em cena de "Tripas" no teatro Poeirinha, no Rio - Lenise Pinheiro/Folhapress
MLB
São Paulo

"Tripas", que estreia nesta sexta (15) em São Paulo, após temporada no Rio, é um espetáculo de entranhas. Trabalho conjunto entre o ator Ricardo Kosovski e seu filho, o dramaturgo Pedro Kosovski, a peça surgiu de um trauma.

Em 2015, Ricardo foi internado com uma crise de diverticulite aguda, que rompeu seu intestino e levou a um quadro de septicemia. Foram três cirurgias em nove meses de internações, deixando o ator quase 40 kg mais magro e atado a uma bolsa coletora.

Dessas idas e vindas hospitalares, pai e filho decidiram: saindo dali, viajariam juntos. A primeira opção foi voltar às origens judaicas da família e visitar Israel. O percurso de mês e meio ainda incluiu Egito e Jordânia, sempre passando por territórios de fronteira.

"Foi mais uma deriva, um caminhar poético", lembra Pedro, que diz ter tido ali os momentos de maior intimidade com o pai. "Foi um aprendizado. E, inevitavelmente, a minha relação com o meu pai é a relação entre dois artistas."

Pedro, que, além de assinar a dramaturgia, faz aqui sua primeira direção, teceu em "Tripas" uma autoficção. Coloca em cena um pai (interpretado por Ricardo) preso no golfo de Ácaba, na fronteira entre Israel e Egito, e que conta sua relação com o filho.

Dali passa pelos traumas da internação, o medo da morte, lê uma carta do filho escrita ao homem convalescente. As questões pessoais, porém, acabam ganhando reflexos com o social e o político.

A história da família, que chegou ao Brasil de uma Europa em conflito --a avó de Pedro saiu da Polônia pouco antes da Segunda Guerra--, passa pela ditadura no país e por conflitos locais e globais.

"Não queremos apenas falar de nossos dramas pessoais. Queremos nos esquecer deles. Mas nossa história pessoal se conecta com o momento histórico", diz o diretor.

Pedro se lembra de uma foto sua, em 1984, quando tinha um ano, na corcunda do pai em meio as Diretas-Já. "Eu não me lembro desse dia, mas eu me lembro da foto. Não tem como não relacionar com o que está acontecendo hoje."

Além do contexto social, acabam discutindo o que é a paternidade hoje e como ela se insere numa cultura patriarcal em decadência, explica Pedro. "Tentamos ir além do estereótipo do pai patriarca, provedor, reprodutor ou do avesso, o pai omisso que foge."

Ricardo é acompanhado em cena por um músico, o guitarrista Pedro Nêgo. E fica separado do público apenas pelo cenário de espuma (criado por Lídia Kosovski, sua irmã) em forma circular.

"Tripas", cujo processo contou com uma residência dos Kosovski na Unicamp, também é mote do pós-doutorado de Ricardo na universidade paulista (intitulado "Das tripas... autoficção").

Tripas

  • Quando Qui. e sex., às 21h30, sáb., às 19h30, dom., às 18h30. Até 8/7
  • Onde Sesc Ipiranga, r. Bom Pastor, 822
  • Preço R$ 6 a R$ 20
  • Classificação 14 anos
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.