Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha apresenta às crianças o célebre concerto 'O Carnaval dos Animais'

O 21º volume da série chega às bancas no domingo (8/7)

Ensaio do espetáculo "O Carnaval dos Animais", com o coral do projeto Guri, a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado e o ator Cassio Scapin, em 2010 - João Wainer - 20.nov.2010/Folhapress
CRISTIANE MARTINS
São Paulo

Carnaval, animais e fantasias surgem em peso no 21º volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças, que chega às bancas no domingo (8/7).

O concerto "O Carnaval dos Animais" foi composto pelo francês Camille Saint-Saëns (1835-1921) em 1886. Porém, a pedido do próprio compositor, sua primeira representação aconteceu quase 36 anos após sua criação.

O enredo conta a história de Camilo, um animado garoto em busca de sua fantasia para o carnaval. É no velho baú do sotão de sua casa que ele encontra diversas fantasias. Vestido a caráter, o pequeno vai ao desfile e encontra um mar de cores, danças e conhece diversos animais, assim como seus sons e movimentos.

A obra é uma suíte musical festiva na qual cada 1 dos 14 movimentos representa um dos bichos, identificando suas características por meio dos instrumentos e sensibilizando o público infantil.

Algumas passagens se inspiram em melodias famosas da época, como "Can Can", do franco-germânico Jacques Offenbach (1819-80), que o pequeno leitor pode escutar no movimento das tartarugas.

Além do livro com uma adaptação ilustrada da história, o 21º volume da Coleção Folha inclui um CD com uma gravação da Orquestra Sinfônica da Rádio Tchecoslovaca (Bratislava), sob regência do eslovaco Ondrej Lenárd.

A edição também oferece atividades lúdicas às crianças e explica a relação entre trechos da trama e faixas do álbum com a composição deste que é um dos maiores nomes da música erudita da história.

Saint-Saëns se destacou como organista e pianista ainda criança. Aos três anos, já brincava com o piano de casa. Aos sete, escrevia pequenas peças. Sua ópera mais popular é "Sansão e Dalila", de 1877, versão da história bíblica —rica em simbologias— sobre o líder hebreu e a sacerdotisa.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.