Descrição de chapéu

Destaque de evento em Campos do Jordão, orquestra de bolsistas terá programa ambicioso

Cortes em estrutura e abrangência de atrações não afetam ambição artística dos repertórios

Sidney Molina
São Paulo

Os alunos bolsistas são os responsáveis pelo alto nível que a Orquestra do Festival de Inverno de Campos do Jordão tem mantido na última década, independentemente dos regentes encarregados.

O mesmo se dá nos festivais de verão que ocorrem nesta mesma época do ano acima da linha do Equador: são como campeonatos de curta duração em que o reduzido tempo de treino pode ser compensado pela convocação de uma equipe de alto nível técnico.

A seleção de músicos ficou mais rigorosa nos últimos anos, quando os programas para a Orquestra do Festival de Campos foram reduzidos de três para dois —nos bons eventos do hemisfério norte, são de quatro e seis semanas em repertórios distintos.

Soluções criativas e pedagogicamente responsáveis, como a intensificação do trabalho de música de câmara e a criação da Camerata e do Grupo de Música Antiga, devem ser mantidas, mas não anulam a necessidade de o evento lutar para recuperar e ampliar sua estrutura e abrangência.

A diminuição não tem minado a ambição artística dos repertórios: nos encerramentos deste ano (28/7 em Campos e 29/7 em SP), o grupo fará obras de grande exigência.

No primeiro programa, regido por Sian Edwards (13/7 em Campos, 14/7 em SP), os jovens acompanharão o pianista Arnaldo Cohen, que acaba de completar 70 anos.

Cohen é professor com estabilidade vitalícia (“tenure”, em inglês) da Jacobs School da Universidade de Indiana (EUA), um dos mais prestigiados departamentos do mundo.

Ele celebrará o aniversário também em um concerto de música de câmara (17/7 na Sala São Paulo), que terá convidados como os violinistas Emmanuele Baldini e Winston Ramalho, o violista Peter Pas e o violoncelista Fabio Presgrave. Vão tocar os “Quintetos” op. 44 de Schumann (1810-56) e op. 34 de Brahms (1833-97).

Outro ápice da música de câmara será a extraordinária “Sonata para Dois Pianos e Percussão” de Béla Bartók (1881-1945) em 11/7, na Sala São Paulo, com os pianistas Olga Kopylova e Horácio Gouveia e os percussionistas Ricardo Bologna e Eduardo Gianesella.

O mesmo programa inclui a versão para dois pianos e percussão das “Danças Sinfônicas” extraídas do musical “West Side Story”, de Leonard Bernstein, compositor cujo centenário de nascimento é celebrado em 2018.

Recitais importantes ocorrerão só em Campos, como a estreia no Brasil do violonista espanhol Ignacio Rodes (22/7), o recital de Paulo Martelli ao violão de 11 cordas (14/7) e estratos do ótimo CD “Feels Bach”, com obras do alemão tocadas à viola caipira por Neymar Dias (21/7).

Por outro lado, a integral das três sonatas para violino e piano de Brahms com o violinista Winston Ramalho e o pianista Cristian Budu será repetida em São Paulo (10/7) e em Campos do Jordão (11/7).

49º Festival de Inverno de Campos do Jordão

  • Quando De sáb. (30/6) a 29/7
  • Onde em Campos de Jordão e em São Paulo (Sala São Paulo; pça. Júlio Prestes, 16, tel. 11- 3367-9500)
  • Preço R$ 10 a R$ 100 (parte das atrações têm entrada gratuita); veja a programação em festivalcamposdojordao.org.br
  • Classificação Livre

Destaques da programação

Filarmônica de Goiás 
Grupo interpreta “Concerto Nº 2 para Violino em Sol Menor, Op. 63”, de Prokofiev, com Neil Thomson

sex. (6), 20h30, em Campos do Jordão; e sáb. (7), 16h30, na Sala São Paulo

Osesp recebe bolsistas
Regida por Marin Alsop, a Osesp e os bolsistas mais bem classificados tocam a “Sinfonia Nº 2 - Dos Orixás: Suíte”, de Almeida Prado

sáb. (7), 20h30, em Campos

Orquestra do Festival
Sian Edwards rege bolsistas em “Concerto para Piano Nº 3 em Dó Menor, Op. 37”, de Beethoven, com Arnaldo Cohen

sex. (13), 20h30, na Sala São Paulo; e sáb. (14), 20h30, em Campos do Jordão

Camerata do Festival
O grupo se apresenta sob condução dos bolsistas de regência em repertório que inclui  “Fidelio: Abertura, Op. 72c”, de Beethoven

sáb. (14), 16h30, em Campos

Sinfônica de Porto Alegre
Sob regência de Evandro Matté, grupo toca “Mba’epu Porã - Abertura Sinfônica”, de Arthur Barbosa

sex. (20), 20h30, Sala São Paulo

Camerata do Festival
Regido por Lavard Skou Larsen, o grupo toca “La Clemenza di Tito, KV 621: Abertura”, de Mozart

sáb. (21), 20h30, em Campos do Jordão; dom. (22), 11h, na Sala São Paulo

Orquestra do Festival
Com regência de Pedro Neves, toca “Concerto para Orquestra”, de Lutoslawski

sáb. (28), 20h30, em Campos do Jordão; dom. (29), 20h30, na Sala São Paulo

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.