BBC é ordenada a indenizar Cliff Richard por cobertura de operação policial

Juiz condena empresa a pagar £ 210 mil, cerca de R$ 1 milhão, por infringir os direitos de privacidade

Reuters

O cantor britânico Cliff Richard receberá uma indenização substancial, determinou tribunal de Londres nesta quarta-feira, afirmando que a rede BBC invadiu a privacidade do músico ao televisionar uma operação policial em sua casa.

A BBC disse que o veredicto “dramático” terá um grande impacto na capacidade da mídia para noticiar investigações policiais e de avaliar sua conduta.

A rede usou helicópteros para filmar policiais durante operação de busca na casa de Richard, de 77 anos, um dos artistas mais conhecidos do Reino Unido, enquanto ele estava viajando em agosto de 2014.

A operação fazia parte de uma investigação sobre alegações de abuso sexual infantil.

Mais tarde, procuradores disseram que Richard, que afirmou ser inocente durante todo o processo, não seria acusado por falta de provas.

O cantor Cliff Richard
O cantor Cliff Richard - REUTERS

Ao comunicar sua decisão e conceder ao cantor uma indenização de £ 210 mil, cerca de R$ 1 milhão, o juiz Anthony Mann disse que a BBC infringiu os direitos de privacidade de Richard “sem justificativa legal” e “de maneira sensacionalista”.

“Rejeitei o argumento da BBC de que tinha justificativa para noticiar como fez de acordo com seus direitos de liberdade de expressão e liberdade de imprensa”, disse.

A BBC disse estar considerando recorrer à decisão, afirmando que o caso terá grande impacto em toda a mídia uma vez que o juiz determinou que até mesmo identificar Richard como suspeito seria ilegal.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.