Coautora de manifesto contra o #MeToo, Catherine Millet dá palestra em São Paulo

Escritora e crítica de arte falará sobre o tema 'O Mundo em Desacordo' no ciclo Fronteiras do Pensamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Catherine Millet faz conferência nesta quarta (4), às 20h30, no Teatro Santander, em São Paulo, no ciclo Fronteiras do Pensamento.

A francesa falará sobre o tema “O Mundo em Desacordo: Democracia e Guerras Culturais”, em torno do qual o evento se organiza neste ano.

Crítica de arte e fundadora da Art Press, desde 1972 referência editorial das artes na França, a escritora foi alçada ao noticiário em janeiro, após manifesto contra o #MeToo.

O texto, escrito junto de outras quatro mulheres, entre elas a atriz Catherine Deneuve, acusava o movimento feminista de empreender “caça às bruxas” contra homens, na esteira de acusações de assédio e estupro contra figurões do cinema americano, como o produtor Harvey Weinstein.

Assinado por cem personalidades, o documento defendeu a “liberdade de importunar” como pressuposto ao exercício das liberdades individuais herdadas dos anos 1960.

Sua postura contra o levante, que estimulou denúncias de mulheres na internet, baseia-se em uma diferença que vê entre grosseria e assédio.

“Essa maneira de interpretar de forma política até a intimidade é rastro ruim deixado por Maio de 68”, que desemboca “numa guerra sexual contra os homens”, disse Millet em entrevista recente à Folha.

Críticas acusaram-na de usar sua vivência como medida e de ser insensível a distintos níveis de violência experimentada por uma intelectual francesa e por trabalhadoras latino-americanas que pegam ônibus, por exemplo.

O terreno da polêmica é familiar a Millet ao menos desde 2001, quando ela publicou “A Vida Sexual de Catherine M.”.

Suas reflexões biográficas sobre sexo, amor e prazer físico e a relação dessas experiências com o casamento fizeram da obra um best-seller, com mais de 2,5 milhões de exemplares em 45 países.

Millet também escreveu “A Outra Vida de Catherine M.” (2008), no qual debate ciúme e casamento aberto.
Neste ano, o Fronteiras do Pensamento já apresentou o artista Vik Muniz, a escritora franco-marroquina Leïla Slimani e a atriz e escritora Fernanda Torres, entre outros.

A programação de 2018 prevê nomes como o médico indiano Siddharta Mukherjee (em 5/9), o artista chinês Ai Weiwei (em 10/10) e o escritor e filósofo Luiz Felipe Pondé (em 21/11), colunista da Folha.

Ingressos podem ser obtidos pelo telefone 3882-9180 e pelo site ingressorapido.com.br.

Fronteiras do Pensamento - Catherine Millet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.