Descrição de chapéu

Com cenas frenéticas, 'Hotel Transilvânia 3' faz plateia se remexer na poltrona

Animação da Sony Pictures, porém, tem desfecho insuficiente para tornar a experiência excepcional

Marina Galeano

Hotel Transilvânia 3 - Férias Monstruosas (Hotel Transylvania 3: Summer Vacation)

  • Quando Estreia nesta quinta (12)
  • Classificação Livre
  • Elenco Adam Sandler, Selena Gomez (vozes)
  • Produção EUA, 2018
  • Direção Genndy Tartakovsky

Veja salas e horários de exibição

Eles chegaram de fininho, sondaram o terreno e deu certo. Tão certo que agora estão em seu terceiro filme: "Hotel Transilvânia 3 - Férias Monstruosas". Mas o que essa turma de criaturas (nada) horripilantes tem de tão especial?

Além do carisma inegável, Conde Drácula, Mavis, Dennis, Johnny e outros tantos monstrengos possuem uma capacidade imensa de arrastar multidões aos cinemas.

Somadas, as duas primeiras produções da franquia da Sony Pictures Animation arrecadaram cerca de US$ 831,5 milhões nas bilheterias mundo afora (quase R$ 3,8 bilhões) —o que explica a realização de mais uma sequência, também dirigida por Genndy Tartakovsky ("O Laboratório de Dexter", "Samurai Jack").

Desta vez, a narrativa gira em torno de um romance improvável entre o Senhor das Trevas, infeliz pela solidão, e Ericka Van Helsing, bisneta do maior caçador de vampiros da história.

Apesar do tema fresco e do cenário diferente —um luxuoso cruzeiro do Triângulo das Bermudas à Atlântida—, a nova aventura da família Drácula aposta na fórmula utilizada nos desenhos anteriores. E deles, herda praticamente as mesmas qualidades e os mesmos defeitos.

O capricho visual não deixa dúvidas de que a Sony domina técnicas de animação digital. Os gráficos multicoloridos e os traços impecáveis constroem paisagens atraentes e personagens divertidos, cheios de expressividade e possibilidades criativas —não por acaso, o grande charme do longa são suas inúmeras gags.

As cenas frenéticas de ação, pensadas sob medida para a criançada, se intercalam com piadas manjadas, mas que ainda funcionam. Tal combinação incrementa uma trama previsível e simples. Faltam complexidade e consistência, sobra obviedade.

O texto, como de costume, recorre a bordões atuais para parecer descolado. A versão dublada traz pérolas como "arrazani", "vale night" e "miga, sua louca". A moral se repete pela terceira vez: é preciso aceitar as diferenças...

Há, porém, uma carta na manga que pode surpreender o público pelos ouvidos. A vigorosa trilha sonora vai de Enya à banda pop DNCE, desembocando em duelo musical turbinado pela "technera" do DJ Tiësto. Parte do público parece interessada em saber a próxima faixa da playlist.

E então, "Hotel Transilvânia 3" enfia o pé na jaca com um desfecho insuficiente para tornar a experiência excepcional, mas, sem dúvida, capaz de fazer a plateia se remexer na poltrona por alguns bons minutos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.