Descrição de chapéu Flip

Não é só você; ninguém sabe a pronúncia correta do nome de Hilda Hilst

Alguns dizem que é Rilda Ilst, enquanto outros falam em Ilda Rilst

Maurício Meireles
Paraty e São Paulo

Todos caminham trôpegos a contemplar a glória póstuma de Hilda Hilst em Paraty. E o interesse em sua biografia, este ramo ao mesmo tempo vulgar e delicioso da vida literária, cresce junto —afinal, poucos autores deixaram um anedotário tão rico atrás de si. Eis aqui alguns fatos sobre ela:

1. Não é só você. Ninguém sabe falar Hilda Hilst. Outro dia, a curadora da festa literária disse que o correto era Rilda Ilst. Na quarta (25), na sessão de abertura, Fernanda Montenegro e Jocy de Oliveira diziam Ilda Rilst para lá, Ilda Rilst para cá. No arquivo de vozes do além gravadas pela escritora, uma alma penada diz: "Iiiiiiilda".

Para resolver de vez esse dilema —e vivos e mortos não se apoquentarem mais—, registre-se que o certo é Ilda Ilst. A informação é de Daniel Fuentes, herdeiro da autora.

2. Hilda, com seu amor pelo obsceno —nunca desligado do sagrado, mas isso é outra história—, tinha um cipoal de palavras para descrever os órgãos sexuais masculino e feminino.

Para meninas: biriba, xiruba, tabaca, prexeca, gaveta, garanhona, choca, xirica, pataca, fornalha, chambica, camélia, bonina, nhaca, petúnia, urinol, crica.

Para meninos: bagre, mastruço, gaita, sabiá, mangará, cipa, farfalho, cipó, estrovenga, besugo, porongo, mondrongo, toreba, bimbinha —e "um não sei quê".

3. A reação de seu pai, ao saber que ia ter uma menina, foi: "Que azar!"

4. Hilda acreditava na existência de um planeta chamado Marduk, onde viviam os mortos, com os quais era possível se comunicar também por fax. Ela dizia a um assistente ler muito para, quando morresse, ser capaz de conversar com figuras como Einstein e Freud.

5. A internet e os aparelhos eletrônicos têm agido de forma estranha em Paraty. Dispositivos deixam de funcionar ou se comportam de forma errática. Outro dia, em uma pousada, uma mulher reclamava que seu mouse se mexia sozinho. Não se sabe se é Hilda tentando contato.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.