Novo cinema da Praça é a maior novidade de Paraty durante a Flip

Prédio abrigou, até meados dos anos 1970, a única sala de cinema da cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paraty

A 16ª Festa Literária de Paraty (Flip) acontece de 25 a 29 de julho. Mesmo com a crise financeira e a diminuição de verba nos últimos anos, que reduziram a estrutura do evento, a Flip ainda é a data mais importante e aguardada do ano na cidade, e Paraty se prepara para receber os turistas.

A cada ano, cresce o número de atrações paralelas à festa. Além de espaços culturais tradicionais da cidade, como as duas unidades do Sesc, que sempre trazem programações especiais, neste ano Paraty conta com novas atrações em locais públicos e privados.

A maior delas é o Cinema da Praça, uma sala de 120 lugares, localizada na Praça da Matriz. O prédio abrigou, até meados dos anos 1970, a única sala de cinema de Paraty, mas estava fechado há mais de 20 anos.

A programação na Flip é uma parceria com o canal Futura, e terá filmes educativos e debates. Em agosto, a sala terá exibições do festival Varilux de Cinema Francês. Pelos primeiros três meses de funcionamento, a entrada será gratuita.

Outra atração que ocupa um prédio histórico da cidade é a exposição coletiva Far From Home, uma bonita coleção de quadros e esculturas de dez artistas nacionais e estrangeiros, montada dentro da capela da Igreja de Nossa Senhora das Dores, erguida em 1800 e localizada de frente para a Baía de Paraty.

A exposição tem atraído muita gente interessada não só em conhecer o trabalho dos artistas, mas também em visitar a capela, que normalmente não está aberta à visitação.

Em Paraty, a arte está nos lugares mais inusitados: quem vai fazer compras no mercado Super Carlão, na entrada da cidade, se surpreende ao ver a exposição "Gente Daqui", com 41 retratos de moradores antigos de Paraty, feitos pelo fotógrafo italiano Giancarlo Mecarelli, morador local.

É surpreendente ver retratos de tanta beleza e sensibilidade num local normalmente decorado com anúncios de picanha e mortadela. São coisas que só acontecem na época da Flip.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.